118 anos do Hospital São Vicente é lembrado com homenagens e mensagens de apoio

No próximo dia 20 de dezembro, domingo, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) completa 118 anos de dedicação à saúde da comunidade de Jundiaí e região. Neste ano, diante das ações para o enfrentamento da pandemia covid-19, a data será lembrada com iniciativas conjuntas do Time de Humanização da instituição e de Recursos Humanos. A tradicional missa será substituída por uma benção do Padre Clóvis Fontenla, capelão dos hospitais de nossa cidade, prevista para esta sexta-feira, dia 18. 

Desde o início de suas atividades, em 1902 o São Vicente tem consolidado sua vocação para a caridade. Em mais de um século, milhares de vidas foram salvas com o empenho e dedicação de todos os profissionais que por aqui estiveram. Na história de Jundiaí, o hospital tem participação relevante no cuidado da saúde da população”, destaca Matheus Gomes, superintendente do HSV, sobre a trajetória do hospital centenário.

À frente da gestão do HSV desde 2017, Matheus destaca alguns dos principais números da instituição. Nestes últimos quatro anos foram realizadas mais de 25 mil cirurgias, 59 mil internações, mais de 3 milhões de exames laboratoriais, atendimento a mais de 8 mil pacientes em internação domiciliar e mais de 22 mil atendimentos a pacientes oncológicos, além de muitos outros números relevantes.

“Neste ano assumimos o desafio de ser referência no atendimento covid-19 para mais de 900 mil habitantes. Até o momento foram mais de 1.200 vidas salvas. É impossível falar deste último ano sem lembrar de todos os colaboradores que estiveram e se mantêm na linha de frente. Por isso, a data será reverenciada com ações de humanização”, explica.

Sob a coordenação do Time de Humanização, foi idealizada a ação “Espalhe amor no HSV”, que tem o objetivo de estimular a troca de torpedos de carinho entre todas as equipes do hospital. “Este tem sido um ano muito desafiador, por isso, a ideia é que os próprios colaboradores elogiem ou enviem mensagens positivas para os colegas que fizeram e fazem diferença em suas vidas durante este momento crítico. Acreditamos que seja positivo para manter a equipe fortalecida e unida”, diz a presidente do Time, Viviane Rasera.

Outra iniciativa é a entrega de um painel gigante em vidro, que tem como tema uma árvore, a mesma instalada nos quartos revitalizados do HSV, como forma de simbolizar a vida e o renascimento. A obra fica no corredor que dá acesso à Quimioterapia e foi entregue nesta semana. Traz fotos de colaboradores do hospital inseridos em uma arte de bola de Natal. Colaboradores que perderam a vida no decorrer deste ano também foram lembrados e são as estrelas da árvore.

Considerados “Prata de Casa”, todos os colaboradores que completaram 25 anos de dedicação ao HSV irão receber placas de homenagem. “São raros os profissionais que se dedicam por tantos anos a uma instituição, por isso, temos muito respeito e admiração por este grupo de pessoas. Será uma solenidade simples, seguindo todos os protocolos de segurança frente a covid-19, mas que não podemos deixar passar em branco”, afirma Matheus.

A programação também inclui entrega de cestas de Natal aos colaboradores, que teve início no dia 14 e almoço com cardápio especial nos dias 20 e 21. 

“O mais importante neste momento é agradecer por mais um ano superado e fortalecer nossa fé e esperança de que dias melhores virão. Nossa equipe e nossa estrutura seguem à disposição da população. Somos gratos a todos que confiam e apoiam nosso trabalho”, finaliza o superintendente.

Related Posts