Farmacêuticos iniciam treinamento para avaliação das prescrições medicas no HSV

É imprescindível para as instituições de saúde que as prescrições médicas sejam efetuadas com atenção, a fim de minimizar ou até mesmo extinguir a possibilidade de incorreções. Pensando na segurança do paciente e na melhoria do serviço, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), por meio do departamento de Tecnologia da Informação, iniciou o processo de informatização e sistematização das avaliações farmacêuticas de prescrições médicas. O treinamento da equipe da farmácia central teve início na tarde de terça-feira (23).

A supervisora de farmácia, Michele Driele L. Souza, conta que as intervenções farmacêuticas que antecedem a dispensação de medicamentos são efetivas na prevenção dos erros de medicação. “A aplicação de um sistema de validação da prescrição médica realizado por um farmacêutico é garantia de maior segurança e qualidade do tratamento ao paciente internado. A iniciativa ainda proporciona agilidade sobre a análise farmacêutica, verifica interações medicamentosas e permite realizar intervenções sobre indicação clínica que não esteja de acordo com protocolo”.

A ferramenta permite que o farmacêutico altere orientações como os horários das medicações, doses extras e até componentes, se for necessário. Após finalizar as mudanças, o profissional cria uma nova prescrição no prontuário eletrônico do paciente. Desta forma, o corpo clínico terá acesso e a medicação será ministrada corretamente. 

O treinamento terá duração de sete dias e irá contemplar todos os farmacêuticos da instituição. “Os testes serão iniciados na unidade de Neurologia, para posteriormente avaliarmos a melhor forma de melhoria relacionada à nossa farmácia clínica”, explica Michele. 

Posts Relacionados