Hospital São Vicente implanta nova regulação para segurança das informações

Assim como várias outras, a área da saúde exige uma extensa coleta de dados e gerenciamento de informações importantes, como nomes e contatos de pacientes, quadro clínico, dados de atendimento, e quaisquer procedimentos realizados no ambiente hospitalar. Pensando na segurança do armazenamento de dados da instituição, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) inicia neste mês, um projeto de consultoria em Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em parceria com o escritório de advocacia Era & Nagoshi.

Matheus e Hério durante orientação aos colaborador es (2)

A Lei 13.709/18 dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, nos meios físicos e digitais, inclusive por pessoa jurídica de direito público, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais da liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade natural. A nova regulamentação é válida para empresas públicas e privadas.

Ao longo de oito meses, a equipe fará o levantamento de informações do hospital por meio de entrevista com colaboradores de todas as áreas a fim de mapear e realizar a análise de riscos, definir planos de ação, entre outras pesquisas. Ao todo, o projeto será aplicado em seis fases. “É importante ressaltar que o processo de entrevistas será feito de maneira remota, caso não haja necessidade de uma conversa presencial. O objetivo é entender como podemos melhorar a proteção das identidades e outros dados dos pacientes. Também faremos um workshop com os funcionários, que incluem corpo clínico, profissionais administrativos e assistenciais, além das lideranças”, explica o especialista em proteção de dados e advogado, Dr. Hério Nagoshi. 

O primeiro encontro aconteceu no anfiteatro da instituição, no dia 10 de novembro, quando a proposta foi apresentada aos coordenadores de área. “Esta é mais uma etapa que devemos seguir para manter a excelência em nossos atendimentos. O comprometimento é a peça-chave do projeto, por isso contamos com a participação de todos. Temos feito um trabalho fantástico ao longo dos anos. Hoje, o São Vicente é uma instituição do terceiro setor que preza pela qualidade do serviço prestado e quer estar em dia com suas obrigações”, afirmou o superintendente, Matheus Gomes.