Na Radioterapia, histórias de superação e recomeços marcam projeto “Sino da Esperança”

Símbolo da vitória contra o câncer, a ação “Sino da Esperança”, reúne ao longo de seis anos, quando foi implantada, histórias emocionantes de pacientes que já passaram pelo setor de Radioterapia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). Depois de lutar bravamente contra a doença e finalizarem seus tratamentos radioterápicos, os heróis tocam o sino a fim de celebrar mais uma etapa concluída. 

Entre declarações de amor dos filhos para os pais e agradecimentos emocionados à equipe da instituição, o projeto reúne histórias motivadoras e estimulam outros pacientes a encararem a situação com calma e bom humor, assim como a sra. Albertina Alves Gama, de 49 anos, que foi diagnosticada com câncer de mama e apesar das dificuldades, transformou o ambiente com sua simpatia.

“Ela é super divertida e isso tornou o ambiente e o tratamento mais leves. Isso também favorece a relação do profissional com o paciente. Aqui eles se sentem acolhidos e isso cria um vínculo de carinho e respeito, cultivado durante todo o processo. Para nós é realmente gratificante e inspirador”, conta a enfermeira da radioterapia, Flávia Volpiani.

Inseparáveis, mãe e filha aguardavam na recepção quando dona Albertina foi chamada para badalar o sino. “Passei por muita coisa na minha vida e depois ainda enfrentei o câncer. Estou viva por milagre e porque fui bem cuidada pelos anjos do hospital. Estar aqui hoje para finalizar essa fase, que foi a pior de todas, é uma sensação única de vitória e de felicidade. Graças a Deus já passou”, relata aliviada. 

“Saímos daqui hoje felizes e gratas. Só quem já passou por isso sabe a dor que é ver quem a gente ama nessa situação. Minha mãe é um exemplo de força e tem muita coisa para viver ainda”, completa a filha da paciente, Elaine Gama Batista Zacarias.

Related Posts