No São Vicente, a equipe assistencial discute indicadores estratégicos de qualidade

A equipe de gestores de enfermagem do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) se reuniu com a gerência assistencial nesta última semana para monitorar o planejamento estratégico 2020/2021. A reunião teve como pauta a revisão do plano, atribuindo as perspectivas com os objetivos, indicadores e metas. Para os usuários do serviço de saúde, isso significa a busca por melhorias sob diversos aspectos, tais como atendimento, humanização, infraestrutura, protocolos e demais aspectos que impactam diretamente na assistência prestada. 

Em conjunto a equipe define ações que beneficiam pacientes e colaboradores

Os gestores puderam entender seu posicionamento dentro do planejamento, e, assim entender o caminho que estavam percorrendo.  “Hoje temos a tecnologia a nosso favor, utilizamos uma rede de sistemas para facilitar o monitoramento das informações, tudo isso em tempo real, desta forma conseguimos tomar decisões rápidas e precisas. A informatização e o upgrade do sistema MV – sistema de gestão hospitalar que permite visão integrada dos processos e controle eficiente de recursos, custos e resultados, trouxe inúmeros benefícios, como a gestão do tempo no levantamento dos dados, informação rápida em tempo real, embasamento para tomada de decisão, compartilhamento de dados com a equipe multiprofissional com o método de gestão a vista. Hoje evitamos o desperdício de tempo na utilização de planilhas manuais favoráveis a erros”, explica a gerente de enfermagem Grace Campos. 

Segundo ela, a equipe tem aderido ao novo modelo de gestão pautado na Gestão Participativa, aonde os atores são incluídos do início ao fim dos projetos, o que demonstra a preocupação e valorização da atual gestão do Hospital com os trabalhadores. Estes temas fazem parte do arranjo assistencial da humanização.

Os gestores puderam entender seu posicionamento dentro do planejamento, e, assim entender o caminho que estavam percorrendo.  “Hoje temos a tecnologia a nosso favor, utilizamos uma rede de sistemas para facilitar o monitoramento das informações, tudo isso em tempo real, desta forma conseguimos tomar decisões rápidas e precisas. A informatização e o upgrade do sistema MV – sistema de gestão hospitalar que permite visão integrada dos processos e controle eficiente de recursos, custos e resultados, trouxe inúmeros benefícios, como a gestão do tempo no levantamento dos dados, informação rápida em tempo real, embasamento para tomada de decisão, compartilhamento de dados com a equipe multiprofissional com o método de gestão a vista. Hoje evitamos o desperdício de tempo na utilização de planilhas manuais favoráveis a erros”, explica a gerente de enfermagem Grace Campos. 

Segundo ela, a equipe tem aderido ao novo modelo de gestão pautado na Gestão Participativa, aonde os atores são incluídos do início ao fim dos projetos, o que demonstra a preocupação e valorização da atual gestão do Hospital com os trabalhadores. Estes temas fazem parte do arranjo assistencial da humanização.