Novidades e Eventos mais recentes

São Vicente cumpre a nova regulamentação do SNT

A Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo implantou recentemente a nova resolução do Decreto Nº 9.175/2017, publicado no Diário Oficial da União nº 201 de 19 de outubro de 2017. Trata-se de um ato normativo que atualiza o Sistema Nacional de Transplantes - SNT, resultando em diversas mudanças nos procedimentos relacionados ao processo para doação e transplante de órgãos. 

“As alterações foram significativas e impactantes. As mudanças foram aplicadas no teste clínico, no horário do inicio do protocolo, na ordem para iniciar o protocolo de morte encefálica, no intervalo do exame clínico e na gasometria de apneia, além da implantação de um novo termo de declaração de morte encefálica, oficializado no diário oficial do dia 15 de dezembro de 2017”, explica a Enfermeira, Thaís Fernanda da Rocha Santos. 

O novo decreto ainda buscou atender a reivindicações do Conselho Federal de Medicina (CFM). Por isso, com a medida, um médico especializado vai compor as equipes de transplante para diagnosticar a morte cerebral. Segundo o documento, esse quadro é definido por um neurologista. 

A Morte Encefálica (ME) é estabelecida pela perda definitiva e irreversível das funções do encéfalo por causa conhecida, comprovada e capaz de provocar o quadro clínico.

|Boletim Conexão

Confira todas as novidas da nova edição do nosso boletim.