Novidades e Eventos mais recentes

Higienização das Mãos é tema de treinamento

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo realizou, no último mês, um treinamento voltado à higienização correta das mãos. A capacitação reuniu profissionais das áreas da Higiene Hospitalar, Nutrição e Enfermagem.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS) estudos sobre o tema mostram que a adesão dos profissionais da saúde à prática da higienização das mãos de forma constante e na rotina diária ainda é baixa, devendo ser estimulada e conscientizada.

“Comemoramos neste mês o dia Mundial de Higiene das Mãos e esse tema foi abordado porque a lavagem das mãos é a principal medida para a prevenção das infecções hospitalares, pois as mãos são a principal via de transmissão de microorganismos. Ao realizar a higienização das mesmas, com água e sabão e/ou álcool gel, estamos realizando a remoção mecânica destes microorganismos”, explica a Enfermeira do SCIH, Carolina Margotti.

O curso foi ministrado pela Analista Comercial, Regina Keiti, da empresa ITW Fluids e Hygiene Solutions. “O assunto não é brincadeira. É natural sujarmos as mãos no ônibus, no trabalho, em alguma festa, em nossa própria casa e isso vai tomando grandes proporções na contaminação e transmissão das bactérias. Devemos realizar a higienização com muita atenção”, disse Regina.

|Boletim Conexão

Confira todas as novidas da nova edição do nosso boletim.