Novidades e Eventos mais recentes

Radioterapia é certificada pelo Instituto Nacional de Câncer

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) certificou a Radioterapia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, após participação da unidade na auditoria do Programa de Qualidade do órgão. Responsável pela prevenção e controle do câncer no Brasil, o INCA desenvolve ações, campanhas e programas em âmbito nacional em atendimento à Política Nacional de Atenção Oncológica do Ministério da Saúde.

O objetivo do programa é fazer com que o tratamento radioterápico seja aplicado em conformidade com os padrões internacionais de qualidade e segurança. “Eu entrei em contato solicitando a auditoria, que é gratuita, então eles enviaram um objeto simulador, que possui materiais que se assemelham ao corpo humano, cheio de detectores de radiação dentro dele. Nós fizemos a irradiação conforme o planejado e enviamos o objeto simulador de volta, lá eles mediram o quanto chegou de radiação nos diferentes materiais, e observaram que a dose planejada era igual à dose medida”, explica o Físico Médico, Flávio Vermiglio.

O documento certifica que a unidade oncológica realiza o tratamento dos pacientes de acordo com as diretrizes internacionais presentes em toda literatura de radioterapia. “Esse certificado é importante para nós, pois ele acredita o nosso trabalho, afirma que o nosso algoritmo de correção de heterogeneidade está funcionando corretamente, o que na prática significa que nos tratamentos aplicados, a dose de radiação calculada leva em conta os diferentes órgãos do corpo humano, o que é extremamente importante para que a dose de radiação fique concentrada no tumor, e poupe os tecidos sadios em volta dele”, finaliza Flávio.

|Boletim Conexão

Confira todas as novidas da nova edição do nosso boletim.