São Vicente implanta programa para cuidar da saúde de seus colaboradores

Para cuidar melhor da saúde e bem-estar de seus colaboradores, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) implanta o programa de atendimento ambulatorial “Quem cuida precisa de cuidado”. A iniciativa prevê assistência médica aos colaboradores por meio da Medicina do Trabalho na própria instituição, bem como a realização de exames necessários em caso de tratamento e até eventual cirurgia. “Temos mais de 2.400 colaboradores que nos auxiliam diariamente nas mais diversas atividades. Essa iniciativa é uma forma de retribuir a dedicação deles, facilitando o acesso à assistência em saúde, afinal, temos tudo aqui”, afirma Matheus Gomes, superintendente do HSV.

A iniciativa partiu da diretoria e ganhou força após receber um pedido da colaboradora Maria Clelia Ferreira Costa, 48 anos, que há sete anos é auxiliar de cozinha no HSV. “Eu já fazia acompanhamento com ortopedista para tratar alguns problemas que eu tenho. Cheguei a ficar afastada por quatro anos. Agora estou melhor e retornei ao trabalho, mas preciso fazer os exames pelo menos uma vez ao ano”, explica a colaboradora que foi a primeira “paciente” a ser atendida dentro no programa, no início da tarde desta terça-feira, dia 06. 

“Pensando nisso, eu fui até a diretoria conversar com o superintendente – Matheus Gomes – sobre a possibilidade de realizar esses exames aqui no São Vicente, como um favor. Ele me disse que era um projeto que já estava em andamento, onde todos os colaboradores poderiam passar por atendimento e fazer os exames que precisariam. Ele pediu para eu trazer todas as cópias dos exames e hoje me chamaram, foi uma surpresa”, relata ela com um largo sorriso. 

“Achei a iniciativa dele muito legal, eu só tenho que agradecer ao Matheus e à diretoria. Nós trabalhamos dentro de um hospital que tem tudo, bom atendimento, ótimos profissionais e equipamentos. Agora vai ficar bem mais fácil para nós. Eu fiquei muito contente por ele ter olhado com humanização para os funcionários. Faz sete anos que trabalho aqui e essa é a primeira vez que alguém fez isso por nós”, afirma.

O clinico médico e nefrologista Dr. Reneu Zamora Junior, fez o atendimento à colaboradora. “Achei o projeto ótimo. A palavra chave desse programa é cuidar. O intuito é zelar por quem cuida do próximo com tanta dedicação”, diz.

Na prática

Segundo Matheus, a iniciativa estava em andamento e agora foi consolidada. “Estou muito feliz por esta conquista que visa cuidar do nosso time. O atendimento aos colaboradores será realizado por dois médicos, em dias alternados e com horário marcado. Como se fosse uma consulta com o médico de confiança. Não tem custo nenhum para os colaboradores. O custo é do hospital. Os casos que necessitarem de tratamento específico ou eventual cirurgia, serão encaminhados conforme é feito hoje com os demais pacientes. Saúde é o bem maior de todos nós e temos que cuidar bem de todos que contribuem para que o São Vicente seja a referência em saúde que é hoje para nossa região”, afirma o superintendente.

Related Posts