Compondo o planejamento estratégico definido pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), o mapeamento de processos é um recurso que permite estruturar o sistema da instituição, fornecendo qualidade de atendimento aos pacientes. Assim, é fundamental que ele seja executado com eficiência. Complexo, o planejamento possui etapas que interagem em cadeia e, por isso, todas as quintas-feiras, os gestores assistenciais se reúnem no anfiteatro do hospital a fim de discutir os processos clínicos e assistenciais gerados em cada unidade de internação, priorizando sempre a segurança do paciente.
“Para a visualização do macroprocesso, produzimos um mapa descrevendo cada etapa a ser analisada. Como ferramenta de qualidade utilizamos o SIPOC, que corresponde a junção de iniciais em inglês de cada aspecto analisado pela metodologia. Nada mais é do que um diagrama que visa reunir as informações necessárias a fim de demonstrar de forma clara quais são as entradas e saídas de um processo, seu início e término, a sequência de atividades e os responsáveis por elas. Descrevemos em cada post it as informações necessárias para cada parte do processo e, após isso, são estabelecidos os acordos entre os clientes e fornecedores. Ao final, definimos quais serão os documentos para elaboração e indicadores de acompanhamento das melhorias”,
explica a gerente assistencial, Grace Campos.
As reuniões também são acompanhadas pela equipe do departamento da qualidade do HSV. A enfermeira Priscila Batistela, supervisora das enfermarias I, V e VI, conta que a oficina garante a organização, padronização e otimização das ações. “Juntos traçamos melhorias que no final resultam na excelência do atendimento ao paciente. O foco é sempre esse”.