O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), celebra, neste domingo (29), o primeiro ano de funcionamento da Ressonância Magnética. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, o HSV e a empresa Icon Diagnósticos por Imagem, o recurso é marcado por avanços significativos na qualidade e eficiência dos serviços prestados. A integração entre as equipes médicas do HSV e da Icon promove discussões colaborativas sobre casos clínicos, garantindo uma abordagem segura e de alta qualidade em cada diagnóstico.
Desde a sua inauguração, em setembro de 2023, a unidade realizou um total de 10.888 exames, beneficiando cerca de 7.500 pacientes. “Reduzimos em 50% o tempo de realização de exames para pacientes internados, uma conquista que tem contribuído para o diagnóstico precoce e acelerado o giro de leitos. Com essa agilidade, diminuímos o deslocamento de pacientes internados para unidades externas, o que trouxe benefícios diretos, como o tempo menor de afastamento da equipe assistencial de seus postos de trabalho e a eliminação total do uso de ambulâncias para o transporte desses pacientes”, explica Kleber Garcia, gerente do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do HSV.
Equipamento de alta tecnologia auxilia no diagnóstico e análise de imagens
A Maria das Graças Oliveira Souza, de 60 anos, tratou um câncer de útero e, pela segunda vez, utilizou os serviços da unidade. O resultado do exame será avaliado pelo médico, mas o tumor já foi retirado por meio de procedimento cirúrgico e a paciente não precisou de tratamento quimioterápico. “Eu já precisei do Hospital São Vicente devido a outros problemas de saúde. Conheço a Instituição desde 1994, quando passei em atendimento pela primeira vez. Sempre fui bem atendida e, ao longo dos anos, fui presenciando as mudanças. Sobre a ressonância, tanto a equipe quanto os equipamentos são de muita qualidade, ainda mais porque temos acesso a esse serviço pelo SUS”, ressaltou a paciente.
Nos últimos três meses, a média foi de 1.085 exames por mês, com aproximadamente 725 pessoas atendidas mensalmente. “Comemoramos, com muito orgulho, os resultados apresentados durante esse período. Foi, e continua sendo, uma conquista significativa para o Hospital, reforçando nossa capacidade de atendimento de alta complexidade e nossa jornada no processo de transformação digital. O espaço, amplo e bem equipado, oferece aos pacientes internados e eletivos mais conforto e humanização no atendimento. Agradecemos a confiança depositada em nossos serviços e seguimos comprometidos em oferecer um atendimento humanizado, preciso e eficiente, contribuindo para a saúde e o bem-estar de toda a comunidade”, concluiu o superintendente do HSV, Matheus Gomes.
Sra. Maria ressaltou a qualidade do serviço oferecido à população