Em meio à pandemia mundial covid-19, os mais diversos sentimentos se despertam. A solidariedade tem sido exercida de forma nunca vista antes. E para quem trabalha na linha de frente, como os profissionais do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), todo gesto de carinho é uma motivação para seguir na luta por vidas alheias. Sensibilidade e preocupação com o próximo motivaram a bióloga, aposentada, Sílvia Rocha a escrever um livro todo dedicado aos profissionais de saúde, intitulado “Sonhos embalados pelo tempo”. Os exemplares, custeados por ela mesma, foram entregues para a instituição na tarde desta sexta-feira, dia 28.
O material conta com pequenas histórias, que retratam o cotidiano em um hospital, e aquarelas de autoria da própria Sílvia. “Dedico este pequeno livro para todos os profissionais da Saúde. Neste momento, vocês são os verdadeiros heróis. Não existem palavras para expressar a minha imensa gratidão”, diz a dedicatória em uma das páginas iniciais da publicação.
Em seguida o que se vê, são explosões de cores que muitas vezes retratam a natureza ao lado de contos curtos e de fácil compreensão. “Quando toda essa pandemia começou, eu passava as noites em claro pensando em como poderia ajudar as pessoas que trabalham nos hospitais. Porém, como sou do grupo de risco, não poderia ser voluntária em uma instituição. Foi aí que eu pensei em unir duas coisas que eu gosto de fazer, que são escrever e as pintar aquarelas”, explica ela sobre a ideia.
Assim nasceu a publicação. “Por meio deste livro, quero levar um pouco de leveza aos profissionais, para que não fiquem tão introspectivos e saiam um pouco do ambiente de corredor de um hospital. Todos os contos trazem uma mensagem positiva, com linguagem simples, que facilitam o entendimento de todos”, diz a autora.
A psicóloga Nayara Pancelli, uma das primeiras a receber a publicação teceu elogios. “É muito gratificante este reconhecimento, nós precisamos tanto destes gestos de carinho… Isso reduz nossa ansiedade, o que é essencial. Também podemos ler para os pacientes. Agradeço de coração”, relata ela diretamente para Sílvia a quem pede um autógrafo.
No total foram entregues ao HSV 1.700 exemplares, que estão sendo distribuídos em todos os setores. A autora também distribuiu os livros em outras duas instituições de Jundiaí.