Serviço Social

Detalhes sobre o serviço

Sobre o serviço

O Serviço Social Hospitalar presta assistência aos pacientes e familiares, por meio do acolhimento humanizado, orientações, informações, encaminhamentos e todas as demais ferramentas que possibilitem a recuperação da saúde e facilitem o cumprimento de direitos e deveres. Os serviços também visam garantir a eliminação de todas as formas de preconceito, valorizando o respeito à dignidade e à vida.  

 

Todas as ações realizadas são baseadas no Código de Ética Profissional; Parâmetros para atuação do Assistente Social na Saúde; Política Nacional de Humanização; Estatuto do Idoso; Estatuto da Pessoa com Deficiência; Política Nacional para População em Situação de Rua; Estatuto da Criança e Adolescente; Sistema Único de Saúde e Sistema Único da Assistência Social.

 

As principais ações realizadas são: localização de familiares ou responsáveis de pacientes desencontrados; atuação nas situações sociais que interfiram na rotina e no cuidado; acompanhamento de usuários em tratamentos oncológicos, paliativos, internação domiciliar e casos de longa permanência; atuação em casos de negligências e violências; participação de visitas multiprofissionais em todas as unidades de internação; participação junto à equipe nas comunicações de óbito afim de prestar amparo social auxiliando no enfrentamento do luto.

 

O Hospital atende diversos casos de pacientes em situação de rua e/ou condições desfavoráveis e/ou sem familiares, em extrema vulnerabilidade social. Por esta razão, o setor arrecada donativos de roupas, produtos de higiene pessoal, calçados, cobertores e demais itens. Tudo é destinado a esses pacientes, conforme necessidade.

  • O Serviço Social funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 18:30h. E-mail: servico.social@hsvicente.org.br
    Telefone: (11) 4583-8225