Estrutura

Hospital de Caridade São Vicente de Paulo

A estrutura

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo é uma instituição privada, filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1902. Mantém convênio para atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Prefeitura Municipal de Jundiaí, sendo referência para assistência em urgência e emergência e alta complexidade nas especialidades de Oncologia, Cardiologia, Neurologia e Ortopedia/Traumatologia.

 

Atende uma população estimada em 900 mil habitantes, provenientes de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Cabreúva e Louveira, sendo que em algumas especialidades também presta atendimento a Morungaba e Itatiba.

Mensalmente são realizados 24 mil atendimentos e média de 608 cirurgias de médio e grande porte ao mês. Seu Centro Cirúrgico conta com oito salas que podem operar simultaneamente. O Hospital é considerado o mais resolutivo das 63 microrregiões de saúde do Estado de São Paulo, apresentando índice de 93% de resolutividade da demanda regional. Conta com equipe médica altamente capacitada, sendo 246 médicos e 1.700 colaboradores. Possui 238 leitos, além de 65 leitos extras. O índice de satisfação de seus pacientes internados chega a 97% (média de 2021).

Desde 2017, início da atual gestão do Hospital, foram mais de 150 pequenas reformas e importantes melhorias iniciadas, sendo algumas delas já concluídas. Dentre elas, as novas instalações – mais amplas – do Centro de Atendimento de Quimioterapia e construção do Ambulatório de Ortopedia; criação de espaço exclusivo para coleta de exames laboratoriais, para assistência a pacientes eletivos; projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, que visa revitalizar os 71 quartos e banheiros da instituição por meio de iniciativa privada e pessoas físicas;  trabalho de revitalização dos telhados da instituição e parceria firmada com a CPFL Piratininga para instalação de placas fotovoltaicas, que geram economia de 10% no valor da conta de energia.

 

Nos cinco últimos anos, diversos novos equipamentos foram adquiridos, contribuindo para a modernização do Centro Cirúrgico e demais dependências. Fator determinante para a melhora da eficiência da assistência prestada aos pacientes.

Desde o início de 2017 a instituição tem implantado diversas melhorias sob aspectos estruturais, assistenciais e financeiros, resultando em aumento da ordem de 24% em sua produtividade.

A estrutura do HSV contempla:

  • Pronto Socorro Adulto
  • Pronto Socorro de Ortopedia
  • Unidades de Terapia Intensiva (UTI Geral, UTI Neurológica, UTI Cardiológica)
  • Ambulatório de Especialidades
  • Ambulatório de Ortopedia
  • Oncologia

Há também estruturas externas:

  • Pronto Atendimento Central
  • Pronto Atendimento Retiro
  • Pronto Atendimento Vila Hortolândia
  • SAMU e SAEC