Com o objetivo de agilizar o processo de entrega de documentos e materiais, otimizar o tempo de espera para locomoção de pacientes e colaboradores, obter maior produtividade da mão de obra e controle das rotas adotadas pelos motoristas, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) conta com um sistema moderno de monitoramento e rastreamento da frota de veículos da instituição. Operado pela empresa Link Monitoramento, o recurso inteligente acompanha os trajetos em tempo real, gerando relatórios de quilometragem, trajeto, velocidade e horas percorridas.
O chefe da Central de Serviços, departamento responsável pelo fluxo dos veículos, Reginaldo Aparecido de Lima, conta que antes do investimento o trabalho era manual e moroso. “Sem o sistema, nós ligávamos para todos os motoristas para saber onde estavam, quem estava próximo ao local de remoção do paciente e, desta forma, direcionávamos o profissional para o endereço. Perdíamos tempo ligando e o condutor atendendo as ligações, já que tinha que parar o veículo para isso. Por meio do monitoramento, hoje sabemos exatamente quem está dirigindo cada veículo, onde este se encontra, quando está em movimento ou parado, além de horários em que chega ou saí dos locais. É um trabalho muito mais ágil e benéfico tanto para nós, quando estamos com entregas administrativas, quanto para os pacientes que aguardam a remoção de clínicas externas”.
Atualmente, o serviço é composto por 19 motoristas de ambulância e 4 condutores para carros de passeio. A frota conta com cinco ambulâncias, sete carros e duas kombis, que chegam a rodar em média 3.000km por dia. No ano de 2020 foram realizadas transferências para 61 pontos distintos no estado de São Paulo. Já em 2021, foram registrados 75 pontos diferentes, levando pacientes para hospitais de outras cidades, como Campos do Jordão e Catanduva. A ação contribui para o giro de leito do HSV.
“O monitoramento é feito por meio de uma tela especial, que nos mostra os carros parados, que aparecem em vermelho, e os carros em movimento, que ficam na cor verde. Também conseguimos saber o endereço e a placa de cada veículo, verificar se estão mexendo em alguma peça do carro, etc. Esse acompanhamento também é feito pela empresa Link, que sempre nos comunica sobre possíveis intercorrências. Tenho a facilidade de acessar esse mesmo sistema aos finais de semana, pelo meu celular. Se tivermos algum problema, conseguimos resolver na hora. O sistema permite que estejamos atentos 24 horas por dia”,
evidencia Reginaldo.
Utilizando o serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite Google Maps, o rastreamento é feito por todo território nacional e indica ainda os horários exatos de quando o motorista ligou ou desligou o veículo. O recurso também permite levantamento retroativo, possibilitando ver onde o carro esteve em datas e horários específicos. “O investimento foi de mais de R$ 13 mil. Sem dúvidas é um grande avanço tecnológico para nosso setor. Estamos com outros projetos na manga, a fim modernizar ainda mais nossos serviços e diminuir o consumo de papel”, finaliza Reginaldo.