Nesta quarta-feira, dia 20, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) entregou a primeira etapa da reforma do Pronto Atendimento Central (PAC). Com investimento da ordem de R$ 500.000,00, as obras incluem a troca do telhado e reestruturação da recepção, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão, com maior conforto e bem-estar aos pacientes e colaboradores. O PAC atende aproximadamente 11 mil pacientes por mês.
“A qualidade do espaço para o atendimento também faz parte do compromisso de acolhimento humanizado, da Saúde do município. As reformas no PA Central do Hospital São Vicente possibilitam a acessibilidade e maior conforto para as pessoas atendidas no serviço e para os próprios trabalhadores. Com os investimentos realizados em todo o complexo do Hospital, Jundiaí garante a entrega de serviços de excelente qualidade para a população“, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Para o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, as melhorias no prédio, que funciona como uma das portas de entrada das urgências e emergências ao hospital centenário da cidade, são foco de prioridade da gestão. “Hoje temos um outro HSV, quando comparamos com 2017. O Hospital estava em situação financeira muito crítica, com salários dos seus profissionais atrasados e com risco de desassisitência em razão da pedalada nos fornecedores. Mudamos as peças e com gestão séria, profissional e investimentos certeiros, hoje temos um hospital saudável financeiramente e com qualidade reconhecida não somente do corpo técnico, como da estrutura oferecida à população“, argumenta o gestor.
O superintendente do HSV, Matheus Gomes, explica que no PAC são atendidos pacientes nas especialidades de clínica médica, clínica cirúrgica e odontologia, sendo a principal referência de acesso a pacientes para o Pronto Socorro Adulto do hospital.
“O serviço funciona 24 horas e por isso um dos principais desafios tem sido viabilizar as obras com a assistência aos pacientes. Para minimizar os impactos, dividimos o trabalho em três etapas. Nesta primeira revitalizamos todo o telhado e recepção, incluindo a parte elétrica do local. A segunda etapa será a integração do espaço remanescente da recepção e triagem. Iremos unificar os espaços em conceito aberto, que irá melhorar de forma importante o fluxo no local. A terceira fase será a climatização dos consultórios e salas de espera, com respectivas substituições da parte elétrica”,
explica Matheus.
O prédio que abriga o PAC é datado de 1924, quase cem anos. Já passou por adaptações e ficou um grande período sem manutenções necessárias, por isso, a modernização do local é realizada com atenção especial, a fim de adequar às necessidades atuais. A área destinada à recepção passou de 150m² para 210m², dobrando a capacidade que era de 70 assentos para 140. O sistema de climatização permite a renovação de ar, o que possibilita um ambiente mais seguro. Toda a estrutura de sanitários foi readequada, respeitando a acessibilidade.
De maneira estratégica, o telhado ganhou novos contornos, limitando a dois pontos o escoamento de água em casos de chuvas fortes, similar a um “V” invertido. O formato anterior era em “M”. A estrutura de madeira foi substituída por estrutura metálica. As telhas de fibrocimento foram trocadas por telhas metálicas termoacústicas numa extensão total de 525m². A platibanda foi elevada de 60cm para 1,20m.
Outro ponto importante para a segurança é a troca da estrutura elétrica. Nesta primeira fase da melhoria, foram substituídos fios, cabos, eletrodutos e quadros de distribuição em toda a recepção. O projeto contemplou novas necessidades de equipamentos, iluminação e pontos de energia. A previsão é de que a reforma total do PAC seja concluída em meados do segundo semestre.