O tempo é um dos bens mais preciosos da atualidade. A rotina diária pede mais de 24h, as pessoas disputam com o relógio cada parte de seus dias e em meio a tanta correria, alguns dedicam esse recurso precioso para fazer o bem ao próximo. No dia 28 de agosto o país celebra do Dia Nacional do Voluntariado e o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) tem muito o que comemorar. Desde 2012, o grupo “São Vicente Voluntariado” atua dentro da instituição, promovendo ações e projetos que beneficiam principalmente os pacientes. De lá para cá, aproximadamente mil voluntários já passaram pela unidade, trabalhando em prol de melhorias no hospital centenário.
Atualmente com 60 voluntários, o grupo conta com o projeto “Visita Vicente” e Bazar Beneficente, que desde 2013 ocorre uma vez por mês e reverte a verba para melhorias do hospital. Há também o acolhimento na espera do Centro Cirúrgico, que nasceu em 2016, no qual familiares de pacientes em cirurgia aguardam em uma sala na companhia de um voluntário que presta informações sobre o andamento dos procedimentos.
O sr. Sebastião Manoel dos Santos, mais conhecido como “Tião”, de 68 anos, faz parte do grupo e expressa sua felicidade em participar da iniciativa. “Nosso trabalho é importante para o visitante. Eu, por exemplo, atuo na recepção dos visitantes, guiando eles até o quarto de seu ente querido. As pessoas se perdem as vezes, afinal o hospital é muito grande e parece um labirinto”, brinca. “Por isso, me sinto orgulhoso de tornar essa visita mais acolhedora e confortável para a pessoa”, compartilha sr. Tião.
Existem ainda atividades de acolhimento dos pacientes da UTI Geral e Unidade Pós Operatória; no setor de Cuidados Paliativos, Pronto Socorro de Ortopedia e até Administrativo. A coordenadora do grupo, Cyzinha Toniolo, conta que o foco principal é trazer o paciente ao presente, situando-o no tempo e espaço, buscando o conforto mental e emocional.
Capelania Cristã
Outro trabalho fundamental desenvolvido por voluntários dentro do HSV é o da Capela Cristã, formada por visitadores que oferecem amparo e suporte espiritual aos pacientes internados. Formado por 96 integrantes, sendo 24 ativos, o serviço opera desde 2014, mas possui histórico de auxílio aos necessitados desde muito antes.
O diácono da Capelania, Biagio Calicchio, explica que o foco sempre foi acolher a todos de braços e corações abertos. “Antes disso, até pela origem religiosa do hospital, os católicos sempre fizeram o trabalho de voluntariado, mas com a característica de Pastoral da Saúde, visitando os doentes e levando comunhão para aqueles que solicitavam, então é um trabalho de muitos anos já. Hoje, contamos com a participação de católicos e evangélicos no grupo, mas essa ação não tem a ver com religião, mas sim com o amor ao próximo, com doação e acolhimento”, reforça.
Gratidão e Reconhecimento
A fim de agradecer os esforços empregados na unidade, por meio do Time de Humanização, a instituição presenteou os participantes com uma caneca personalizada com uma mensagem de carinho. A presidente da comissão, Viviane Rasera, conta como surgiu a ideia. “É difícil um presente que retribua à altura o valor do trabalho voluntário, a intenção foi demonstrar nosso carinho e agradecer a cada um deles”.
Sr. Sebastião também aproveitou a oportunidade para compartilhar sua felicidade. “Agradeço muito ao hospital, a administração, ao superintendente Matheus e também a Cyzinha, que acreditou nesse trabalho e investiu nele. É uma coisa que ajuda muito as pessoas aqui dentro. Estou muito feliz”.