O poder da arte como ferramenta terapêutica é inquestionável. Segundo estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), nos serviços de saúde, as atividades artísticas podem ser usadas para completar ou aprimorar os protocolos de tratamento de diversas doenças. Exercícios como ouvir música, dançar, fazer artesanato, pintar e escrever, promovem benefícios físicos e mentais para os pacientes. O recurso é amplamente usado pela equipe da Unidade de Internação de Saúde Mental do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), que inicia neste mês uma campanha especial de arrecadação.
Com caixa disponível na entrada principal do prédio, na recepção central, a instituição conta com a ajuda da população para doação de tintas guache, gizes, lápis de colorir, papéis e cadernos. A iniciativa tem como objetivo promover atividades de humanização que estimulem a mente, proporcionem momentos de relaxamento e descontração, além de promover um ambiente mais agradável para as pessoas internadas no local, que conta com uma média de 50 pacientes assistidos por mês.
Inaugurada há pouco tempo, a nova ala voltada para esses atendimentos oferece uma área maior de convivência com conceito de espaço aberto e televisores, local reservado para a conversa com os familiares do paciente, sala para admissão, sanitários com acessibilidade, sistema de climatização do espaço, entre outras melhorias estruturais.
A ação acontece até o dia 28 de fevereiro e as doações podem ser realizadas das 7h às 19h, na Rua São Vicente de Paulo, n° 223 – Vila Argos Velha em Jundiaí.