fbpx

Equipe Samu já está preparada para as demandas de Carnaval

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Jundiaí já estão preparadas para atender as demandas deste Carnaval. Sob o comando do médico Mário Jorge Kodama, coordenador do Samu, 60 profissionais devem se revezar no atendimento em dias de folia, 24 horas por dia. O serviço irá operar com cinco viaturas de Suporte Básico de Vida (SBV) das 7h às 19h e uma a menos das 19h às 7h. Além de uma viatura de Suporte Avançado de Vida (SAV) que opera ininterruptamente. O serviço também faz orientações com equipes médicas, por telefone, em casos de menor complexidade.

Dr. Mário Jorge Kodama – Médico coordenador do Samu

O Samu Jundiaí está bastante habituado a receber os chamados oriundos do Carnaval e estará presente na sala de situação – onde operam simultaneamente demais órgãos destinados ao suporte a vida e segurança como Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal entre outros – com monitoramento constante, permitindo otimização, objetividade e assertividade, na medida que os blocos são acompanhados”, destaca.

O Samu fica disponível via telefone 192 e doutor Kodama dá orientações importantes para que o serviço seja acionado. “O solicitante deve estar perto da vítima, passar as informações com a maior clareza possível e exatidão do local onde a vítima se encontra, se possível com um ponto de referência, tendo condições de explicar qual é a queixa básica da vítima”, diz. Outro ponto importante, é que as equipes do Samu também estão prontas para atender o público em geral, ou seja, não só os foliões.

Cinco Unidades Móveis de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado atendem todas as demandas recebidas pelo serviço

Quando acionar o Samu?

O Samu deve ser acionado em casos de problemas cardiorrespiratórios; intoxicação exógena ou envenenamento; queimaduras graves; acidentes de trânsito com vítimas; trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; em tentativas de suicídio; casos de crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; em casos de afogamentos; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; suspeita de infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral) com alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e comissura labial, que são os sintomas mais comuns; nos casos de agressões por arma branca (faca) ou arma de fogo; em casos de soterramentos ou desabamentos; crises convulsivas, além de outras situações consideradas de urgência ou emergência, que apresente risco de morte, sofrimento intenso ou sequelas.

“As situações de menor complexidade devem ser direcionadas para os Prontos Atendimentos mais próximos do local da ocorrência. Tendo qualquer dúvida, a equipe médica do Samu sempre estará à disposição para dar orientações via telefone”, explica o médico.

Embora haja todo um preparo e estrutura montada, Kodama orienta alguns cuidados para os foliões: ingerir bastante líquido para hidratação (água, suco de fruta natural ou água de coco); manter alimentação leve antes de ir para os blocos; não abrir mão de protetor solar;  fazer uso moderado de bebidas alcoólicas; usar roupas leves e calçados confortáveis.

Related Posts