No último sábado (11), os novos membros voluntários da Capelania do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) passaram por capacitação com profissionais do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). O departamento é responsável por garantir a segurança não só de colaboradores, mas também de voluntários durante as visitas religiosas realizadas na instituição, prevenindo e reduzindo os riscos de infecções hospitalares. Ao todo, mais de 40 pessoas participaram do treinamento ministrado pelo Pedro Antonio de Oliveira Rosa, enfermeiro do SCIH.
O profissional abordou temas como uso de máscara – ainda obrigatório na instituição – forma correta de realizar a assepsia das mãos, comportamento mais indicado dentro das enfermarias, entre outros assuntos relevantes para o desempenho da função.
“Essa orientação é muito importante para os novos visitadores. Eles precisam saber como se cuidar para evitar contato com leitos restritos, como ter clareza em situações de vulnerabilidade do paciente, entre outras práticas que assegurem o bom andamento da visita, resguardando o paciente e o voluntário”, explica o analista de filantropia, Aldo Fonseca.