Equipe de profissionais presta atendimento humanizado de excelência
Neste sábado, dia 9 de dezembro, é comemorado o Dia do Fonoaudiólogo, profissional que se dedica a melhorar a comunicação humana em diversos aspectos, não apenas no desenvolvimento da linguagem oral. No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), a equipe de fonoaudiólogas atua principalmente na reabilitação da deglutição do paciente, ou seja, auxilia no desenvolvimento da capacidade de engolir alimentos.
Segundo a fonoaudióloga do HSV, Christielly Paiva, a equipe atende pacientes em todos os setores do Hospital. “Atendemos pacientes com algum tipo de alteração na fala, fraquezas musculares e principalmente disfagia, que é a dificuldade para engolir. Nós circulamos em todos os locais da unidade hospitalar, desde a emergência até as UTIs, já que muitos pacientes têm algum tipo de dificuldade de comunicação e deglutição”, explica.
A equipe atende diferentes perfis de pacientes, em sua maioria, idosos. “Existem idosos com pequenas alterações e outros mais fragilizados, inclusive com falhas dentárias, que precisam de adaptações para comer com segurança. Em casos mais complexos, atendemos pacientes que passam por longos períodos de intubação ou que foram submetidos a traqueostomia, trabalhando desde a parte de respiração e fala até a deglutição, para que voltem a comer por via oral com segurança”, afirma Christielly.
Equipe de fonoaudiólogas do HSV atende diferentes perfis de pacientes
Para Thereza Pedro, integrar a equipe de fonoaudiólogas do Hospital São Vicente é uma alegria. “Trabalhar no HSV é muito bom, temos uma equipe unida, que se conversa, se ajuda e está sempre em busca de evolução e aprimoramento. O trabalho que realizamos para reabilitar os pacientes é muito gratificante e só me faz ter certeza de que eu amo minha profissão e me encontrei na fonoaudiologia”, diz.
A fonoaudióloga Tais Cristina Bernardi Batista explica que é muito importante celebrar a profissão. “Ser lembrada no Dia do Fonoaudiólogo é de extrema importância porque às vezes as pessoas não conhecem a profissão e não sabem tudo aquilo que está por trás. Tenho muito orgulho do trabalho que fazemos no Hospital e poder ajudar pacientes a voltar a falar e se alimentar me deixa emocionada. É lindo fazer parte da equipe de fonoaudiólogas do HSV”, explica.