Levantamento aponta fluxo intenso de atendimentos por dengue e síndrome respiratória
Nos últimos meses, o Brasil tem observado um crescimento exponencial de casos de dengue em grande parte do território nacional. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Estado de São Paulo, os casos confirmados da doença ultrapassam 478 mil registros. Em Jundiaí, de janeiro a março de 2024, as quatro unidades de Prontos Atendimentos administradas pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) registraram um aumento significativo de atendimentos. Somente no mês de março, os PAs Central, Retiro, Hortolândia e São João somaram, de maneira geral, 42 mil atendimentos. Em fevereiro, 36 mil pacientes passaram por atendimento. Já em janeiro, 32 mil pessoas foram atendidas. A estatística aponta que o aumento se deve aos casos de síndrome respiratória, como pneumonia e Influenza, por exemplo, mas principalmente à dengue.
Pronto Atendimento Retiro
No último mês, o registro foi de 956 casos de síndrome respiratória e 1.741 de dengue, no PA Central; 1.273 casos de síndrome respiratória e 725 casos de dengue, no PA Retiro; 763 casos de síndrome respiratória e 1.448 casos de dengue, no PA da Ponte São João; além de 1.041 casos de síndrome respiratória e 1.805 casos de dengue, no PA Hortolândia. No total, 9.752 pacientes foram atendidos.
“O cenário é preocupante em todo o país. Em Jundiaí, as estruturas dos Prontos Atendimentos administrados pelo Hospital São Vicente foram reforçadas para receber casos dessa natureza, mas, com o aumento de 31%, que corresponde a aproximadamente 10 mil atendimentos a mais, exigem uma atenção maior de nossas equipes. Desta forma, adotamos medidas para adequação do fluxo, processos e pessoas dentro das unidades, procurando manter sempre a segurança do atendimento àquelas que nos procuram, especialmente e prioritariamente aos casos de maior gravidade. É, de fato, um desafio e o nosso trabalho precisa superar este momento”, destaca o superintendente, Matheus Gomes.
Pronto Atendimento Central