fbpx

Hospital São Vicente dá início ao Centro do Trauma

Ação integrada à Rede de Saúde de Jundiaí consolida o HSV como referência regional no atendimento de pacientes politraumatizados

Referência para assistência em Urgência e Emergência e alta complexidade, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu mais um importante passo em busca da Certificação por Distinção, conferida a partir de uma parceria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG) com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT). O Centro do Trauma integrado à Rede de Saúde de Jundiaí, iniciado oficialmente nesta semana, consolida o HSV como referência regional no atendimento altamente especializado de pacientes com lesões múltiplas, disponibilizando abordagem multiprofissional com avaliações rápidas e ações terapêuticas imediatas, aliadas aos cuidados diários, com o objetivo de garantir agilidade, segurança e reabilitação ao paciente politraumatizado.

Para endossar a integração dos serviços para o atendimento qualificado da urgência e emergência do município de Jundiaí, um treinamento reuniu médicos, enfermeiros e odontologistas do Pronto Socorro Adulto (PSA), dos Prontos Atendimentos (PAs), do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Universitário (HU)”, explicou a gerente de enfermagem do Hospital São Vicente, Grace Campos. O diretor clínico do HSV, Dr. Frederico Michelino de Oliveira, e o coordenador do Centro Cirúrgico e do Centro do Trauma, Dr. Wladimir Santos Ferreira, foram os instrutores do encontro, promovido no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Treinamento teve por objetivo a integração dos serviços para o atendimento qualificado da urgência e emergência do município

A Certificação por Distinção tem como um dos benefícios principais manter o time clínico coeso. Além disso, auxilia na melhoria da qualidade do cuidado pela diminuição da variabilidade, através da aplicação de uma abordagem sistemática. Este modelo específico de certificação tem por objetivo avaliar a estrutura física e técnica do serviço, a capacitação profissional, os fluxos de trabalho e a integração entre todas as áreas envolvidas. Entre os critérios está o atendimento ideal do trauma, como a prevenção, o acesso, o atendimento pré-hospitalar e transporte, além dos cuidados hospitalares e reabilitação, entre outros.

Related Posts