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Assistente Virtual e Navegação Oncológica: HSV apresenta novos serviços em benefício da população

Implantados pela equipe do Núcleo de Experiência do Paciente do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), dois novos projetos integram os serviços ofertados pela Instituição a partir deste mês. Simpático e acolhedor, o Seu Vicente é o assistente virtual do HSV e terá como missão, em seu primeiro trabalho, contribuir com o Serviço de Navegação. Em meio à tantas novidades, a unidade prioriza a humanização e assume sua posição de destaque na saúde pública nacional.

Junto às ações dedicadas à transformação digital, o Seu Vicente foi desenvolvido para fortalecer e estreitar a comunicação entre a população e o HSV. A ferramenta tem o objetivo de ajudar a população no acesso aos serviços de saúde prestados pela Instituição dentro do Hospital e em suas unidades externas, como, por exemplo, os Prontos Atendimentos e os Ambulatórios. Em seu nome, o avatar carrega uma homenagem ao santo padroeiro do Hospital.

Assim como o HSV, o novo colaborador também se preocupa com a saúde. Ele adora correr, mantém uma alimentação equilibrada e uma boa higiene do sono. Tudo isso, atento e conectado às tecnologias.

Seu Vicente, o assistente virtual do HSV, aproxima a Instituição da população e reforça a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar

O Seu Vicente é diferenciado, é um idoso bem-informado, que gosta de atividades físicas e incentiva esse estilo de vida. Esse é um recurso que fortalece e humaniza nosso atendimento, traz um olhar singular, um rosto para nos representar e nos aproximar da população, além de ser muito fofo e carismático”, descontrai a coordenadora do Núcleo de Experiência do Paciente, Caroline Alves Vieira.

O HSV é referência em oncologia, realizando, em média, 2.400 atendimentos mensais nas áreas de hormonioterapia, radioterapia, quimioterapia, cirurgia e urgência e emergência. Com o objetivo de aprimorar a humanização e o atendimento centrado no paciente, o HSV, em parceria com o Seu Vicente, introduz o Serviço de Navegação. A nova iniciativa visa oferecer suporte integrado e personalizado aos pacientes.

O Enfermeiro Navegador, profissional especializado, irá oferecer suporte integral aos pacientes oncológicos e suas famílias, desde o diagnóstico até o tratamento. Referência em oncologia, a iniciativa surge como um ganho para ações de humanização dentro da Instituição. Neste contexto, o termo navegar é utilizado como uma analogia, por meio da condução dos casos e atuação do profissional, que opera como um facilitador durante a jornada do paciente. Em breve, o projeto também será ampliado para todos os pacientes oncológicos.

A Navegação atua em duas frentes de trabalho. A primeira é a Navegação Clínica, que segue protocolos clínicos rigorosos, com o objetivo de otimizar o tempo entre as etapas do tratamento, desde o diagnóstico até a cirurgia e demais terapias indicadas. Esse tipo de navegação atua diretamente na organização dos procedimentos, evitando atrasos que possam comprometer a eficácia do tratamento. O foco principal é garantir que o paciente siga um caminho eficiente e contínuo, maximizando as chances de sucesso do tratamento oncológico.

Já a segunda se trata da Navegação de Humanização, que é voltada para o acolhimento das demandas emocionais e sociais dos pacientes. Esta abordagem é responsável por gerenciar dúvidas, medos e angústias daqueles que receberam diagnóstico oncológico. Ela oferece apoio sobre sinais e sintomas que podem surgir durante o tratamento, esclarece a posição do paciente na lista cirúrgica e facilita o acesso ao suporte da equipe multidisciplinar. Esse tipo de navegação é fundamental para proporcionar uma experiência de cuidado mais humana, assegurando que o paciente se sinta ouvido, compreendido e amparado durante todo o processo.

Buscamos a garantia do cuidado personalizado e recaptação dos usuários com abandono de tratamento. Com esse recurso ofertamos tratamento em tempo oportuno, canal de escuta ativa à disposição dos usuários de segunda a segunda, das 7h às 19h, e atendimento personalizado, levando em consideração as necessidades de cada um. Do ponto de vista da organização, o serviço otimiza o fluxo de pacientes no hospital, aumenta a satisfação do paciente e atua como facilitador da comunicação entre a equipe multidisciplinar. Com esse projeto, o HSV tem como referência os grandes hospitais oncológicos de São Paulo, como o A.C Camargo, por exemplo, onde a prática já é aplicada”, explica a Coordenadora de Experiência do Paciente, Caroline Alves Vieira.

Para execução da ação, a equipe iniciou o cadastro de pacientes que aguardam pela cirurgia oncológica. O primeiro contato é realizado pelos profissionais do HSV, com pacientes que já utilizam o serviço. A partir disso, um número de WhatsApp é disponibilizado para comunicação com o enfermeiro navegador. Posteriormente, o contato será realizado através da ferramenta de Inteligência Artificial. Além do cuidado on-line e presencial, todas as orientações também são descritas em materiais educativos para melhor compreensão e acesso fácil às informações. Os pacientes elegíveis para navegação terão todo o suporte da equipe multidisciplinar, por meio de orientação, tele consulta e atendimento domiciliar.

Pacientes oncológicos são acompanhados de perto pelas profissionais do Serviço de Navegação

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