Implantados pela equipe do Núcleo de Experiência do Paciente do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), dois novos projetos integram os serviços ofertados pela Instituição a partir deste mês. Simpático e acolhedor, o Seu Vicente é o assistente virtual do HSV e terá como missão, em seu primeiro trabalho, contribuir com o Serviço de Navegação. Em meio à tantas novidades, a unidade prioriza a humanização e assume sua posição de destaque na saúde pública nacional.
Seu Vicente
Junto às ações dedicadas à transformação digital, o Seu Vicente foi desenvolvido para fortalecer e estreitar a comunicação entre a população e o HSV. A ferramenta tem o objetivo de ajudar a população no acesso aos serviços de saúde prestados pela Instituição dentro do Hospital e em suas unidades externas, como, por exemplo, os Prontos Atendimentos e os Ambulatórios. Em seu nome, o avatar carrega uma homenagem ao santo padroeiro do Hospital.
Assim como o HSV, o novo colaborador também se preocupa com a saúde. Ele adora correr, mantém uma alimentação equilibrada e uma boa higiene do sono. Tudo isso, atento e conectado às tecnologias.
Seu Vicente, o assistente virtual do HSV, aproxima a Instituição da população e reforça a importância do cuidado com a saúde e o bem-estar
“O Seu Vicente é diferenciado, é um idoso bem-informado, que gosta de atividades físicas e incentiva esse estilo de vida. Esse é um recurso que fortalece e humaniza nosso atendimento, traz um olhar singular, um rosto para nos representar e nos aproximar da população, além de ser muito fofo e carismático”, descontrai a coordenadora do Núcleo de Experiência do Paciente, Caroline Alves Vieira.
O HSV é referência em oncologia, realizando, em média, 2.400 atendimentos mensais nas áreas de hormonioterapia, radioterapia, quimioterapia, cirurgia e urgência e emergência. Com o objetivo de aprimorar a humanização e o atendimento centrado no paciente, o HSV, em parceria com o Seu Vicente, introduz o Serviço de Navegação. A nova iniciativa visa oferecer suporte integrado e personalizado aos pacientes.
Navegação Oncológica
O Enfermeiro Navegador, profissional especializado, irá oferecer suporte integral aos pacientes oncológicos e suas famílias, desde o diagnóstico até o tratamento. Referência em oncologia, a iniciativa surge como um ganho para ações de humanização dentro da Instituição. Neste contexto, o termo navegar é utilizado como uma analogia, por meio da condução dos casos e atuação do profissional, que opera como um facilitador durante a jornada do paciente. Em breve, o projeto também será ampliado para todos os pacientes oncológicos.
A Navegação atua em duas frentes de trabalho. A primeira é a Navegação Clínica, que segue protocolos clínicos rigorosos, com o objetivo de otimizar o tempo entre as etapas do tratamento, desde o diagnóstico até a cirurgia e demais terapias indicadas. Esse tipo de navegação atua diretamente na organização dos procedimentos, evitando atrasos que possam comprometer a eficácia do tratamento. O foco principal é garantir que o paciente siga um caminho eficiente e contínuo, maximizando as chances de sucesso do tratamento oncológico.
Já a segunda se trata da Navegação de Humanização, que é voltada para o acolhimento das demandas emocionais e sociais dos pacientes. Esta abordagem é responsável por gerenciar dúvidas, medos e angústias daqueles que receberam diagnóstico oncológico. Ela oferece apoio sobre sinais e sintomas que podem surgir durante o tratamento, esclarece a posição do paciente na lista cirúrgica e facilita o acesso ao suporte da equipe multidisciplinar. Esse tipo de navegação é fundamental para proporcionar uma experiência de cuidado mais humana, assegurando que o paciente se sinta ouvido, compreendido e amparado durante todo o processo.
“Buscamos a garantia do cuidado personalizado e recaptação dos usuários com abandono de tratamento. Com esse recurso ofertamos tratamento em tempo oportuno, canal de escuta ativa à disposição dos usuários de segunda a segunda, das 7h às 19h, e atendimento personalizado, levando em consideração as necessidades de cada um. Do ponto de vista da organização, o serviço otimiza o fluxo de pacientes no hospital, aumenta a satisfação do paciente e atua como facilitador da comunicação entre a equipe multidisciplinar. Com esse projeto, o HSV tem como referência os grandes hospitais oncológicos de São Paulo, como o A.C Camargo, por exemplo, onde a prática já é aplicada”, explica a Coordenadora de Experiência do Paciente, Caroline Alves Vieira.
Para execução da ação, a equipe iniciou o cadastro de pacientes que aguardam pela cirurgia oncológica. O primeiro contato é realizado pelos profissionais do HSV, com pacientes que já utilizam o serviço. A partir disso, um número de WhatsApp é disponibilizado para comunicação com o enfermeiro navegador. Posteriormente, o contato será realizado através da ferramenta de Inteligência Artificial. Além do cuidado on-line e presencial, todas as orientações também são descritas em materiais educativos para melhor compreensão e acesso fácil às informações. Os pacientes elegíveis para navegação terão todo o suporte da equipe multidisciplinar, por meio de orientação, tele consulta e atendimento domiciliar.
“Este novo projeto vem ao encontro da essência do nosso Hospital, que prioriza o modelo de cuidado centrado no paciente. Com o Serviço de Navegação, o objetivo é auxiliar e direcionar o paciente em todas as etapas. O Enfermeiro Navegador atuará como um facilitador e coordenador de cuidados, bem como provedor de suporte emocional, contribuindo para a redução de possíveis atrasos no tratamento e permitindo que o paciente e sua família acessem os cuidados necessários de forma mais rápida e eficaz”, afirmou o superintendente, Matheus Gomes.
Pacientes oncológicos são acompanhados de perto pelas profissionais do Serviço de Navegação