Aos 120 anos, HSV continua sendo a principal referência em saúde para a região

A essência do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) é cuidar, tanto no sentido de assistir de forma exemplar nossos pacientes, quanto contribuir para um sistema de saúde cada vez melhor para a nossa região. Por isso, é com grande orgulho que chegamos hoje aos nossos 120 anos”, comemora o superintendente do HSV, Matheus Gomes. A data, comemorada em 20 de dezembro, é um marco importante para a história da saúde, pois o hospital centenário já foi cenário de cirurgias inéditas, contribuiu para a formação de grandes profissionais brasileiros, salvou milhares de vidas e nos últimos anos tem investido fortemente em sua reforma estrutural, em equipamentos de última geração e tecnologia de ponta.

Considerado um polo de resolutividade em saúde no estado de São Paulo, entre 2017 e novembro de 2022, o HSV registrou mais de 92 mil internações, incluindo 35,2 mil cirurgias e mais de 1.600 milhão de atendimentos entre Pronto Socorro Adulto, Pronto Socorro de Ortopedia, Ambulatório de Especialidades, Ambulatório de Ortopedia e Prontos Atendimentos; realizou mais de 4,9 milhões de exames laboratoriais; e mais de 92 mil atendimentos a pacientes oncológicos, incluindo cirurgias, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia, além de outros serviços.

Neste mesmo período, foram mais de 200 obras de melhorias estruturais e aquisição de novos equipamentos, num investimento que ultrapassa R$ 24 milhões. Dentre os destaques, o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” que por meio da iniciativa privada e pessoas físicas tem viabilizado a reforma dos 71 quartos e banheiros da instituição; também foi reformada e realocada toda a estrutura do setor de quimioterapia, ofertando local mais amplo e confortável aos pacientes oncológicos; reformada e ampliada a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para assistência a pacientes cardiológicos; novo prédio para o Ambulatório de Especialidades; nova estrutura para endoscopia; novo prédio para o Pronto Atendimento Hortolândia; reforma do Pronto Atendimento Central; uma nova infraestrutura para a Unidade de Internação – Saúde Mental, dentre tantas outras.

Quem depende do serviço, aprova. “Em julho deste ano passei por diversos procedimentos e precisei ficar internado em diversos setores”, relembra o paciente Isac Pereira de Moura que ficou mais de 20 dias internado. “Sempre encontrei pessoas dispostas em suas atividades e algumas vão muito além. Me recordo numa ocasião em que eu estava muito fraco, a enfermeira fez de tudo para que eu conseguisse comer e vendo minha dificuldade serviu a comida em minha boca. Eu sou muito grato a essa pessoa maravilhosa por todo o cuidado e dedicação. Também precisei falar com a assistente social e fui prontamente atendido. O serviço de nutrição também foi muito atencioso, ao ver minha dificuldade em me alimentar, trocou de imediato a minha dieta. São pequenos gestos que fazem toda a diferença.  Só tenho elogios para todos os colaboradores, sem esquecer as meninas da conservação e limpeza, da copa e todos os demais. Deus abençoe a todos e os conserve sempre com essa força e garra, determinação e vontade de fazer algo a seu semelhante”, relata.

Matheus Gomes – superintendente do Hospital São Vicente

“O trabalho realizado pelo HSV nestes 120 anos sempre foi pautado no cuidado e na dignidade, tendo como base o paciente no centro e o respeito com nossos colaboradores, ofertando assistência com excelência, promovendo acolhimento e humanização, cuidando de nossos profissionais, investindo em melhorias contínuas e em tecnologia. É com este ritmo que pretendemos seguir em frente, nos mantendo firmes e somando forças para continuar com o bom trabalho realizado até aqui”, define o superintendente.

Festividades

Para comemorar os 120 anos da instituição, foi elaborada uma programação diferenciada. Desde o dia 1º de dezembro, a gruta em frente ao HSV conta com a exposição de um presépio; entre os dias 05 e 16 de dezembro, aconteceu o SPA HSV, totalmente dedicado aos colaboradores da instituição, oferecendo serviços de SPA dos pés, manicure, quick massage, hidratação e escova, corte de cabelo e barba. O SPA HSV foi viabilizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, que emprestou todo o mobiliário para a ação, e com o Senac, além de outros parceiros. No dia 16 foi celebrada a missa comemorativa, na presença do bispo Dom Arnaldo Cavalheiro Neto, e lançada uma exposição interna no hospital, retratando da história da instituição, que ficará disponível para a visita de pacientes, familiares e colaboradores. No dia 20 a comemoração inclui a entrega da Unidade de Internação – Saúde Mental, anexo ao Pronto Atendimento Central, que foi totalmente reestruturado, ampliado e passa a funcionar com acesso independente. E para finalizar, no dia 22 serão sorteados diversos brindes aos colaboradores.

Related Posts