Certificação de Qualidade em Rede Integrada e Trauma

Hospital São Vicente inicia implantação de governança de rede de saúde integrada e rede do trauma

O complexo formado por unidades de saúde administradas pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) cresce mais a cada dia. Atualmente, esta estrutura de urgência e emergência – composta por quatro unidades de Prontos Atendimentos e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que também contam com o apoio de mais dois ambulatórios, sendo um de Especialidades e outro de Ortopedia – passará por um processo de qualificação integrada para certificação em rede juntamente com seis Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo é garantir o alinhamento das ações nos serviços e a padronização dos atendimentos.

Em parceria com o Instituto Qualisa de Gestão (IQG), as ações tiveram início em fevereiro, por meio de encontros de capacitação e formação do Núcleo Central de Qualidade, voltados às lideranças de áreas estratégicas. A proposta promoveu a criação de times de gestão integrada em cada unidade a fim de mapear os pontos a serem trabalhados. Por meio da metodologia, é possível integrar todas as estruturas, promover a melhoria da qualidade e segurança do paciente, mitigar riscos e manter a responsabilidade e sustentabilidade no sistema de saúde. Agora, na segunda fase das ações, todas as unidades externas passam por diagnóstico individual, com avaliações criteriosas acerca dos processos executados e estruturas. As visitas técnicas terminam nesta sexta-feira (05) e são realizadas por uma equipe especializada do IQG.

Ação começou com treinamentos para lideranças, na Universidade Corporativa do HSV

No final do ano de 2023, conquistamos a Certificação Plena de Qualidade ONA do Hospital São Vicente, sendo, agora, o próximo passo a integração e qualificação dos serviços de urgência e emergência administrados pelo HSV junto à Rede Básica de Saúde. O IQG nos trouxe a possibilidade de utilizar essa tecnologia e alcançar os resultados esperados. A meta é estabelecer um padrão único de governança focado na segurança e no acolhimento dos pacientes. A sustentabilidade de toda a operação de saúde depende desta integração diante de uma demanda crescente por atendimento”, disse o superintendente, Matheus Gomes. 

Mara Machado, sócia fundadora e CEO do IQG, frisa o marco da iniciativa na história do Sistema Único de Saúde (SUS). “Eu acredito que o que vocês estão iniciando aqui vai ser um case dentro do SUS, do qual faço parte desde sua construção, há 35 anos. Mesmo pensando em rede integrada desde essa época, nunca conseguimos aplicar em município nenhum. Fico feliz pelo HSV estar quebrando essa barreira para entender a saúde de uma maneira ampla e com o apoio do município, já que saúde é uma questão que envolve todas as áreas da gestão pública. Quando você resgata a saúde das pessoas, você oferece para elas uma nova forma de viver”. 

Parimoschi: ações constroem trajetória para mudanças permanentes

Related Posts