Coren-SP e HSV: Profissionais passam por treinamento especial

Contenção Física e Mecânica para Paciente Psiquiátrico” foi o tema do treinamento especial promovido pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), por meio da Universidade Corporativa e Educação Continuada, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), na tarde de quarta-feira (18). A capacitação também foi transmitida ao vivo e reuniu enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

A aula foi conduzida pelo Conselheiro do Coren-SP e especialista em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica, Kenny Paolo Ramponi, que destacou a relevância do tema. “Esse treinamento é de extrema importância não apenas para os profissionais da enfermagem, mas para toda a equipe da Instituição. A capacitação contou com a participação de mais de 50 colaboradores e reforça o compromisso do Coren em estar sempre à disposição, promovendo o conhecimento, valorizando a profissão e apoiando o desenvolvimento contínuo dos profissionais de enfermagem. Seguimos nos reestruturando, nos reeducando e trazendo mais conhecimento para fortalecer a prática e a qualidade do atendimento”.

A capacitação teve como objetivo preparar os profissionais para a realização segura, ética e responsável da contenção física e mecânica em pacientes em surto psiquiátrico, garantindo a integridade tanto do paciente quanto da equipe. A iniciativa reforça ainda a importância do cumprimento das normas e protocolos institucionais.

Kenny durante capacitação

Durante o encontro, foram abordados temas como os aspectos legais e éticos da prática, diretrizes e regulamentações que asseguram os direitos dos pacientes, critérios para a aplicação da contenção, avaliação de risco, tomada de decisão clínica e técnicas seguras para minimizar riscos e lesões.

A participação ativa dos profissionais reforçou a importância do conteúdo. Para o auxiliar de enfermagem Natan Moraes, a oportunidade foi valiosa para o aprimoramento das práticas. “O treinamento agregou muito para nós, especialmente por abordar detalhes que, mesmo atuando há dois anos na área, servem como oportunidade de aprofundar conhecimentos. Pude compreender melhor como abordar o paciente de forma segura, como realizar as contenções corretamente, respeitando técnicas que evitam machucá-lo ou causar qualquer tipo de dano”.

A enfermeira Gleice de Souza Soares da Silva também destacou os aprendizados adquiridos. “Lidamos com pacientes que, muitas vezes, ficam agitados, e é fundamental saber como fazer o manejo correto da contenção. Foi uma capacitação dinâmica, rica em conhecimento. Gostei bastante”.

A ação faz parte do plano de ação da Educação Continuada do Hospital. Segundo a enfermeira Marli Ramalho, responsável pela organização, o foco é preparar continuamente os profissionais da Instituição. “Nós assumimos a responsabilidade de oferecer capacitações especializadas, com o objetivo de garantir que os profissionais realizem procedimentos com segurança, protegendo tanto a própria integridade física quanto a do paciente, e prevenindo riscos físicos e emocionais. Com essa finalidade, contei com a expertise do Conselheiro Kenny. Em parceria com a Universidade Corporativa, solicitei ao Coren-SP a realização desse treinamento direcionado à nossa equipe”.

Ao todo, 50 profissionais da enfermagem participaram do treinamento

Related Posts