Data é lembrada com exposição no Hospital São Vicente

DIA NACIONAL DO FARMACÊUTICO

Nesta quarta-feira, 20, é dia de homenagear o farmacêutico, profissional da saúde dedicado a cuidar de pessoas, sempre atento à segurança de pacientes e ao uso racional de medicamentos. A data foi escolhida com base na fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 1916.

Atualmente, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia, o Brasil conta com 229 mil farmacêuticos, que exercem atividades em diversas instituições. Só na área hospitalar são 6.972 unidades, onde esses profissionais têm contribuído de forma essencial para a superação da pandemia covid-19.

Michele ressalta o papel dos farmacêuticos no tratamento e cura dos pacientes

A superintendente do setor de Farmácia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, (HSV), Michele Driele Lionel de Souza, apaixonada pela profissão fala um pouco sobre a escolha. “Sempre me identifiquei com a área de saúde, por isso escolhi cursar Farmácia, que tem ampla variedade de atuação. No meu caso, me apaixonei pelo ramo hospitalar”, conta ela, formada há nove anos e há três no HSV.

A rotina de quem opta pelo setor hospitalar é agitada e inclui padronizações, recebimento, controle, armazenamento e distribuição de medicamentos, tudo baseado na farmacoeconomia, farmacovigilância e demais leis vigentes. “O mais importante é o cuidado com o tratamento do paciente e a eficácia dos medicamentos prescritos, nossa participação é essencial neste processo”, resume.

Hoje o HSV conta com 30 farmacêuticos. “Somos um hospital referência e temos farmacêuticos 24 horas, sempre prestando toda ajuda necessária ao corpo clínico e assistencial. Este é um serviço que garante a administração adequada do medicamento para o paciente, seguindo intervalos certos, quantidade certa, pelo tempo certo. O resultado esperado é a estabilização do paciente”, conta.

Homenagem

Nesta semana a árvore da vida do HSV, um mural revestido com vidro, localizado em um dos corredores do hospital ganhou um colorido especial. Como forma de homenagear os farmacêuticos envolvidos na rotina da instituição, o Time de Humanização do hospital convidou os profissionais a participar de uma mostra interna. A ação traz fotos da equipe do setor, que ficará em exposição até o final deste mês.

No HSV, a homenagem aos profissionais inclui fotos no mural árvore da vida