Desempenho operacional do Hospital São Vicente será compartilhado como modelo pelo Hospital Sírio-Libanês

Instituição apresentou resultados positivos após implantação do projeto do Ministério da Saúde “Lean nas Emergências”.

Matheus Gomes, superintendente do HSV, apresenta resultados durante visita

Para quem participa e acompanha de perto a história do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), os últimos anos têm sido de muitas vitórias para a instituição, considerando todas as suas melhorias estruturais, o avanço da atuação da unidade no mais alto nível de cuidado em saúde e se tornando referência para modelos de serviços públicos e privados em todo o país. A importância da unidade nesse cenário foi ressaltada em 2019, após ser selecionada pelo Ministério da Saúde para participar do projeto “Lean nas Emergências”, onde implantou melhorias significativas para reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas urgências e emergências. A participação no programa foi concluída com êxito e em junho deste ano o hospital foi selecionado para mais um projeto do órgão. Neste segundo ciclo, o objetivo é otimizar a eficiência nas unidades de internação e no centro cirúrgico.

Parceria firmada entre instituições garante excelência em saúde para outras unidades do país        

Realizadas por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL), as ações de desenvolvimento e resultados apresentados pelo HSV durante o processo de melhoria surpreendeu os representantes da instituição parceira, que participaram de uma reunião especial com o superintendente do hospital, Matheus Gomes, e gestores das áreas estratégicas no último mês. A visita contou com a presença do Dr. Rasível Reis, coordenador médico do projeto Lean nas Emergências; Nicolas Marcelino, coordenador de processos Lean nas Emergências; Nelcio Amaral, consultor de excelência operacional; Anderson Cremasco, diretor de logística, infraestrutura e facilities; dos gerentes de projetos Carina Tischler Pires e Marco Bravo; além do consultor médico, Dr. Leonardo Leite. O Gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera, também participou do encontro. A visita teve como objetivo demonstrar a participação do hospital jundiaiense como um case de sucesso no “Lean nas Emergências”, buscando reproduzir o modelo de gestão implantado em outras instituições nacionais que fazem parte do programa.

O Hospital São Vicente é referência em urgência e emergência para nove municípios nas especialidades de cardiocirurgia, neurocirurgia, oncologia e traumato-ortopedia. Dentre as melhorias feitas por meio do projeto, está a implantação do conceito “sistema puxado” e “alta oportuna” que garante maior giro de leito e melhor performance, com crescimento de 30% do número de internações, redução de 25% na taxa de reinternação e redução de 31% da taxa de mortalidade. “Estamos aqui para aprender com vocês, assim como vocês absorveram nossas ferramentas e colocaram em prática. Essa troca faz com que todos os projetos do PROADI-SUS cresçam juntos. É uma prática que precisamos replicar”, disse Marco Bravo.

“Receber a visita e o reconhecimento de uma das instituições de saúde de maior qualidade médica, assistencial e de gestão como o Sírio-Libanês, referência nacional e internacional, é uma honra para todos nós. É fantástico saber que nossa experiência e principalmente nossos resultados somaram ao projeto e irão contribuir para a construção da excelência de gestão em outros estados. Somos um hospital que atende o Sistema Único de Saúde, localizado em uma cidade de interior, com uma estrutura de 120 anos e que vence muitos desafios diariamente. Saímos de um Pronto Socorro superlotado, que apresentava indicadores preocupantes, crise financeira, endividamento e, com muito trabalho, planejamento e sentimento de equipe conseguimos superar as adversidades. Contamos com uma equipe de alto nível, com lideranças resolutivas, que definem os processos e ações com planejamento”, reforça Matheus. 

Diretamente ligado aos projetos, Dr. Rasível Reis, elogia o compromisso e dedicação das equipes da instituição no processo de mudança dos fluxos. “Desde o início as construções dos projetos foram participativas e isso torna o São Vicente diferenciado. As evoluções registradas por meio da execução das boas práticas trouxeram benefícios palpáveis. Queremos levar para o país a história bonita e de sucesso que presenciamos aqui”. 

Related Posts