Você sabia que um único doador pode salvar até oito vidas?
A doação de órgãos é um ato de generosidade e solidariedade que oferece uma nova chance a milhares de pessoas que aguardam por um transplante.
Quem pode ser doador?
Todas as pessoas podem ser doadoras. O mais importante é comunicar sua vontade à família. No Brasil, a doação só é autorizada com o consentimento familiar. Por isso, conversar sobre o tema ainda em vida é essencial.
A morte encefálica é caracterizada pela parada total e irreversível das funções cerebrais. Embora o coração ainda possa estar batendo com o auxílio de aparelhos, a pessoa já não apresenta nenhuma atividade cerebral. Nesse cenário, é possível a doação de múltiplos órgãos e tecidos. O diagnóstico é realizado com total rigor, por médicos independentes e com a realização de exames clínicos e complementares. Com a confirmação da morte encefálica e a autorização da família, iniciamos o processo de captação, sempre em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a Central de Transplantes do Estado.
2. Parada cardiorrespiratória
Nos casos em que o coração para de bater definitivamente, a doação de tecidos ainda é possível, principalmente das córneas. Após o óbito, com o consentimento familiar, é feita a retirada do globo ocular por uma equipe especializada. Os tecidos são então encaminhados o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).
Nosso papel nessa missão: No HSV, não realizamos transplantes, mas somos parte fundamental do processo que dá início a essa corrente do bem: a captação de órgãos e tecidos, que salva e transforma vidas.
A Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) é uma equipe multiprofissional responsável por organizar, coordenar e acompanhar o Protocolo de Morte Encefálica, bem como monitorar todo o processo de captação de órgãos e tecidos dentro do Hospital.
Sua atuação é fundamental para garantir que o processo ocorra com ética, transparência, segurança e respeito às famílias dos possíveis doadores.
Contato com a Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes
Para mais informações e agendamentos: