Em parceria com Sírio-Libanês, HSV busca ambiente mais acolhedor e colaborativo

“Sempre acreditamos que seguir os passos das instituições mais renomadas e de excelência, que sabem fazer muito bem o quê se propõem a fazer, fosse o caminho certo para melhorar a qualidade dos nossos serviços prestados”, diz o superintendente do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Matheus Gomes. “É por isso, que hoje estamos inseridos nesta iniciativa em parceria com o  Hospital Sírio-Libanês, a Johnson & Johnson e o Institute for Healthcare Improvement”, relata ele sobre o projeto ReConecTAR – Rede de Conexão Trabalho com Alegria e Resiliência, iniciado em fevereiro deste ano e que deve ser concluído em 2022.

O objetivo é promover o bem-estar no ambiente de trabalho por meio de ações que estimulem a resiliência e a alegria. O desafio é grande, especialmente diante do enfrentamento à pandemia covid-19 que já ultrapassa um ano. “Justamente diante deste cenário é que precisamos nos mover para que todos sintam-se bem no local onde passam a maior parte de seu tempo, dedicando-se a outras vidas”, explica Matheus. 

Nesta sexta-feira, dia 18, gestores e coordenadores da Clínica Cirúrgica I, setor escolhido para a implantação do plano piloto, participaram de atividades para avaliação da fase inicial do projeto. O intuito foi apresentar alguns dos resultados já obtidos por meio de pesquisas anônimas e estimular a participação contínua deste processo. “A partir desses resultados teremos condições de implantar novas iniciativas, que venham ao encontro das expectativas de nossos profissionais. Também acreditamos que todos vocês têm boas experiências profissionais e as sugestões de todos são muito bem-vindas neste processo”, destacou aos presentes.

De acordo com Viviane Rasera, presidente do Time de Humanização do HSV, atualmente 17 instituições de todo o Brasil participam do projeto. Em médio prazo, a meta é aumentar a percepção de participação dos colaboradores em decisões locais que afetam o trabalho; dar maior valor ao significado pessoal; e garantir a transparência, a segurança, o bem estar físico e psicológico na unidade. “Colaboradores, pacientes e acompanhantes sentirão os reflexos desta iniciativa de forma positiva, gerando um ambiente mais colaborativo, acolhedor, alegre e eficiente”, diz.

O superintendente lembrou que a gestão atual almeja que os profissionais desenvolvam uma relação de confiança e construção conjunta. “Estaremos sempre trabalhando de forma justa e comprometida em fazer o melhor dentro de nossas possibilidades e contamos com todos vocês”, finalizou.

Related Posts