Em um ano, Comissão de Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos já implantou 12 ações de segurança no HSV

Instituída em abril de 2021, com o objetivo de promover a conscientização e segurança dos colaboradores e pacientes, a Comissão de Biossegurança e Gerenciamento de Resíduos do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) implantou uma ação de segurança por mês desde o início de suas atividades. Formado por 12 representantes de diversas áreas da instituição, o grupo é responsável pela implementação de protocolos a fim de diminuir os riscos de acidentes de trabalho. A iniciativa atende a uma das portarias da NR 32, norma regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a execução das medidas de proteção voltadas à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde. A comissão conta com o auxílio da Engenharia de Segurança do Trabalho. 

Comissão celebra resultados conquistados no primeiro ano de atuação

Durante esse período os profissionais fizeram a análise dos acidentes de trabalho; desenvolveram um plano piloto para implantação dos dispositivos de segurança; realizaram testes de dispositivos de segurança para os materiais perfurocortantes; fizeram inspeções de segurança em 56 setores do hospital; realizaram estudo para implantação e treinamento para uso de quebra ampolas; implantaram coleta seletiva em setores administrativos; desenvolveram projeto para restrição do uso de adornos e calçados abertos; criaram treinamento para uso de dispositivos de segurança e implantação de dispositivo de segurança, dentre outras ações.

Frise-se que, neste período, observamos a redução considerável das ocorrências com descarte de material perfurocortante em sacos de lixo coletor de resíduo comum e/ou infectante, tanto relatados pelos colaboradores do hospital como pelos trabalhadores coletores externos de Resíduos de Serviços da Saúde (RSS). Nosso trabalho é permanente e ativo, buscando sempre contribuir para a execução correta dos planos preventivos e alternativas que mantenham nossos trabalhadores seguros”, explica o técnico em segurança do trabalho, Marcos Lopes Pandeirada.

Related Posts