Foliões devem priorizar saúde e segurança durante carnaval

Todos os anos, milhares de foliões se reúnem em blocos, trios elétricos e festas voltadas ao Carnaval. Nessa época, além dos dias intensos de folia, a população também pode enfrentar altas temperaturas, desidratação, intoxicações alimentares, queimaduras, excesso no consumo de álcool, entre outras situações características do período festivo. Para manter a saúde preservada, o médico clínico geral e pneumologista, Dr. Eduardo Leme, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), fala sobre os cuidados necessários para aproveitar a data com segurança.

Segundo o especialista, cada risco apresenta uma ação de prevenção diferente. “Antes de ir para a festa, é importante ingerir comidas leves, que contribuam para uma boa digestão. O folião deve evitar o consumo de alimentos pesados e de origem desconhecida. Ingerir bebidas alcoólicas em jejum também aumenta os riscos e misturar bebidas pode potencializar o efeito do álcool. Em casos graves de intoxicação alcoólica, o paciente pode precisar até de internação hospitalar”, conta Leme.

Dr. Eduardo alerta para riscos durante carnaval

A proteção solar é outro fator indispensável na hora de celebrar. “Na verdade, esta é uma orientação para ser seguida diariamente. Com a mudança climática, o país tem registrado calor atípico, principalmente agora, no verão. A exposição da pele sem proteção pode causar insolação moderada ou grave, além de problemas futuros e mais complexos”, conta Leme.

Ainda assim, o conselho mais importante é a ingestão de água para a hidratação, já que a água é indispensável para antes, durante e depois da comemoração.

Cuidados com hidratação devem ser redobrados

Recentemente, outro risco importante foi levantado após uma série de registros de atendimentos em diversas unidades de saúde no país. Utilizadas em tranças e penteados, mais de 1,2 mil registros de pomadas modeladoras para cabelos foram cancelados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em dezembro do último ano. Com a chegada do Carnaval, itens como este são amplamente utilizados como parte das fantasias e adereços. 

Segundo Gabrielly Lopes da Silva, enfermeira do departamento de Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde (SCIRAS) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), os principais sintomas de reações à pomada incluem coceira nos olhos; vermelhidão; irritação; ardência; e inchaço. Em casos mais graves, a visão pode tornar-se turva, especialmente após o contato com a água, uma vez que o produto pode escorrer para a região ocular.

O Ministério da Saúde destaca a necessidade de atenção redobrada da população quanto ao uso de cosméticos. A orientação é para que a pessoa utilize somente produtos autorizados pela Anvisa; evite o contato do produto com os olhos e, em caso de contato acidental, enxague com água corrente por, pelo menos, 15 minutos; leia atentamente o rótulo e siga as instruções do fabricante; realize testes em uma pequena área da pele antes de usar;  evite aplicação exagerada do produto; não utilize o produto se a pele, olhos ou outra parte do corpo estiver irritada; procure assistência médica em caso de eventos adversos; e guarde a embalagem para rastreabilidade das informações, como nome do produto e lote, para as ações de investigação dos órgãos competentes”, orienta Gabrielly.

Em todos os casos, as equipes do HSV, das unidades de Pronto Atendimento e Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), seguem à disposição para qualquer tipo de atendimento. O SAMU terá participação nas ações de contingência da Prefeitura Municipal de Jundiaí, visando prevenção e cuidado durante a folia. As ambulâncias seguem os atendimentos normalmente e o contato deve ser realizado por meio do número 192.

Proteção solar é fundamental

Related Posts