Fonoaudilogia do São Vicente participa de Campanha sobre câncer de cabeça e pescoço

Dia mundial da prevenção do câncer de cabeça e pescoço será no próximo dia 27. ACBG preparou programação diversificada para conscientização da população.

A equipe de fonoaudiologia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), sob a coordenação de Daniel Gimenez, irá participar da campanha Julho Verde, promovida pela Associação Câncer Boca e Garganta (ACBG). A ação visa a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, abordando a promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que a cada ano surjam 43 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço, resultando em 10 mil mortes por ano no Brasil.  

De acordo com as fonoaudiólogas do HSV Bruna Fulachi e Dhyanna Suzart, câncer de cabeça e pescoço é o nome genérico que se dá aos tumores que acometem os lábios, a língua, mandíbula, laringe, tireóide, pele do rosto (melanoma) e seios paranasais. “Durante este mês iremos divulgar diariamente por meio de publicações em redes sociais, material impresso, lives, cartazes e no grupo de pacientes laringectomizados, que conta com 20 participantes, orientações sobre sintomas, cuidados, fatores de risco, tratamento e outros cuidados. Também queremos contar com o apoio da mídia para promover essa conscientização”, explica Bruna sobre a campanha que tem abrangência nacional.

“Quanto mais informações pudermos passar para as pessoas, mais conhecimento terão, possibilitando o diagnóstico precoce e maiores chances de sucesso nos tratamentos”, diz Dhyanna. “O tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo. Em alguns casos, se faz necessária a combinação dos tratamentos e, em muitas vezes resultam em situações mutiladoras e estéticas, como no caso de pacientes laringectomizados”, explica.

O tratamento destes tumores tem um grande impacto na qualidade de vida desses pacientes. “Eles necessitam de readaptações de funções simples, do dia a dia, como por exemplo respirar, falar e se alimentar”, enumera a fonoaudióloga Bruna. Por isso, um dos melhores caminhos é a prevenção. 

Causas

De acordo com a ACBG, existem vários fatores de risco para os tumores de cabeça e pescoço, sendo o etilismo e o tabagismo os principais causadores desses cânceres. Além disso, alimentação inadequada, incluindo comidas de alto teor de gordura e ultraprocessadas; exposição ao sol sem proteção; sedentarismo; e sexo oral sem proteção também estão entre as principais causas das doenças.

Sintomas

Segundo Dhyanna, os sintomas que representam um sinal de atenção e indicam a necessidade de atendimento médico para avaliação, são os seguintes:

– Ferida na boca que não cicatriza;

– Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na região bucal;

– Dificuldade para mastigar ou engolir;

– Irritação ou dor na garganta;

– Perda de peso;

– Mau hálito freqüente;

– Rouquidão por mais de duas semanas.

Conteúdo

Nesta edição, o tema da campanha é “O câncer ta na cara, mas às vezes você não vê”. Para acompanhar todo o conteúdo da iniciativa, acompanhe as redes sociais da ACBG Brasil (Instagran:@acbcbrasil; FaceBook: /acbcbrasil; YouTube: /acbgbrasil; e Twitter: /acbgbrasil). As redes sociais do HSV também trazem diariamente informações sobre o conteúdo. 

Related Posts