Hospital São Vicente conclui fase de implantação do ciclo 2 do projeto Lean nas Emergências

Evento especial de encerramento reuniu colaboradores do HSV e representantes do Hospital Sírio-Libanês

Na manhã de quarta-feira (9), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) finalizou mais um importante ciclo de sua história e de sua trajetória na promoção de melhorias organizacionais. A instituição concluiu com êxito a fase de implantação do ciclo 2 do projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde (MS). Esta é a segunda participação da unidade no projeto desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL). Desta vez, a iniciativa teve como objetivo a otimização dos processos no centro cirúrgico e unidades de internação. O HSV foi o único hospital do estado de São Paulo, escolhido pelo MS para integrar seleto grupo – só cinco em todo o Brasil.

Equipes celebram sucesso no encerramento do ciclo 2 do Lean nas Emergências

Para celebrar os bons resultados, um evento especial foi realizado no anfiteatro de instituição e contou com a presença de lideranças, colaboradores envolvidos no programa e mentores do Sírio-Libanês. Entre os progressos apresentados estão a redução da média de permanência, redução do fator de utilização de leito, aumento de 16% das cirurgias e aumento do giro de sala cirúrgica. Orgulhosa, a gerente de enfermagem, Grace Campos, compartilha as conquistas e parabeniza a equipe. 

“Apresentamos melhorias da qualidade com a reorganização dos processos de trabalho por meio da adequação dos setores de atendimento ao paciente, bem como a criação de trabalho padronizado para todos os profissionais envolvidos no processo do centro cirúrgico, unidades de internação e áreas integradas. Agradecemos todo time do HSV pelo engajamento no projeto, a nossa diretoria geral, especialmente ao nosso superintendente Matheus Gomes, e aos nossos mentores que são referência em transformação de hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Seguimos em frente porque o ciclo de melhoria deve ser contínuo”.

Direcionado pela equipe do departamento de qualidade, as ações e realizações alcançadas por meio do programa ao longo dos meses também foram comemoradas pelas profissionais. “Com muita dedicação e esforço das equipes conseguimos avançar e transformar os indicadores de desempenho e qualidade. Foram dez encontros com muita troca de conhecimento e experiência. Gratidão aos consultores e aos nossos colegas do HSV”, agradece a enfermeira da qualidade, Bruna Zelbrasikowoki.

Reconhecimento

Recentemente a unidade de saúde recebeu a visita de representantes do HSL com o objetivo demonstrar a participação do hospital jundiaiense como um case de sucesso no “Lean nas Emergências” quando, em sua primeira participação no projeto, implantou melhorias significativas para reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas urgências e emergências. Os profissionais buscam reproduzir o modelo de gestão implantado em outras instituições nacionais que fazem parte do programa.

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