Hospital São Vicente cria manual dietoterápico para pacientes oncológicos

Em busca de melhor qualidade de vida, os brasileiros têm se preocupado cada vez mais com a alimentação, dando prioridade ao consumo de pratos mais saudáveis e nutritivos. Durante a pandemia, o novo hábito resultou no aumento da ingestão de produtos naturais como hortaliças, frutas e feijão, substituindo os gordurosos fast-foods em boa parte do país, como observou o estudo NutriNet Brasil, da Universidade de São Paulo (USP).

Aliada no combate de diversas patologias, a alimentação saudável é responsável por manter a saúde física e mental do ser humano em harmonia, contribuindo para o bem-estar ao fornecer energia e nutrientes ao corpo, controlando a pressão arterial, prevenindo a obesidade, além de outros benefícios. Por isso, a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), confeccionou uma cartilha exclusiva para os pacientes oncológicos das unidades de quimioterapia e radioterapia. O material pode ser consultado por paciente oncológicos de outras instituições na versão on-line, disponível no site institucional (https://hsvicente.org.br – no menu “Paciente” – Manual Dietoterápico).

As orientações ressaltam a importância da alimentação adequada durante o tratamento; o que fazer quando os sintomas da terapia causarem a ausência ou alteração no paladar; como o alimento deve ser preparado para melhor deglutição em casos de odinofagia; o que comer em casos de constipação intestinal, entre outras instruções importantes.

Sra. Maria recebe a cartilha da Enf.ª Flávia

O material, idealizado pela nutricionista Mariane Azevedo, está sendo disponibilizado no formato impresso para os pacientes do HSV e entregue aos pacientes com o suporte da enfermeira da radioterapia, Flávia Volpiani.  “Os pacientes possuem muitas dúvidas em relação a alimentação. Quando eles iniciam o tratamento, um dos primeiros questionamentos é sobre o que podem ou não comer, qual alimento pode contribuir com o tratamento e quais as restrições. Por meio da cartilha, eles têm um acesso mais adequado à essas informações, pois muitas vezes os mesmos possuem dificuldade de entendimento quando orientamos verbalmente, por isso, tendo um material escrito e ilustrado facilita a compreensão”, explica.

Todos os pacientes, independente do tipo de câncer, recebem o manual. “Sugeri que fizéssemos essa cartilha para integrar o tratamento, para dar suporte no acompanhamento nutricional que já realizamos com esses usuários. Mesmo com esse novo recurso, o atendimento ambulatorial é indispensável. Em média, atendemos 70 pacientes por mês no serviço. A alimentação é fundamental para a recuperação do paciente oncológico, para evitar futuras complicações”, conta Mariane. 

A paciente Maria de Lourdes Rodrigues Lima, de 53 anos, aprovou a iniciativa. “Vai agregar muito na minha rotina alimentar. Eu procuro sempre comer frutas, verduras e vegetais, beber muita água para me manter hidratada e não ficar sem comer, pois sei o quão isso é importante para me manter forte. Vou ler tudo e seguir as orientações. Muitas vezes é difícil passar por isso, mas não podemos fazer corpo mole”, finaliza com bom humor.

Related Posts