Hospital São Vicente dá voz aos pacientes por meio do Núcleo de Experiência do Paciente (NEP)

Índice de satisfação do paciente atingiu 90% em 2024

Oferecer assistência multidisciplinar de excelência é a missão do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). Para isso, ouvir os pacientes faz parte da construção de um ambiente de cuidado cada vez mais acolhedor, humanizado e eficiente. O Núcleo de Experiência do Paciente (NEP) do HSV tem como objetivo dar voz ao paciente e melhorar sua jornada dentro da Instituição por meio da Pesquisa de Satisfação. Fazem parte do NEP os setores de Psicologia, Serviço Social, Ouvidoria, Pesquisa de Satisfação, Navegação Oncológica, Núcleo de Atenção ao Cuidado (NAC) e HSV Acolhe.

Implementada em 2023, a Pesquisa de Satisfação do HSV é enviada via WhatsApp para todos os pacientes internados na unidade hospitalar, 24 horas e 48 horas após a internação e 24 horas após a alta hospitalar. O paciente avalia o atendimento de todos os pontos de contato durante a internação, além de manifestar o nível de confiança no HSV. Utilizando a escala Likert, as opções de resposta disponíveis são ‘muito satisfeito’, ‘satisfeito’, ‘regular’, ‘ruim’, ‘péssimo’ e ‘não utilizei’. Em 2024, O índice de satisfação geral, medido pelo nível de confiança dos pacientes, último item da Pesquisa de Satisfação, atingiu 90%.

A Pesquisa de Satisfação é uma ferramenta muito importante. Por meio dela, podemos identificar áreas para melhoria, avaliar a eficiência dos serviços prestados e entender a experiência do paciente durante a internação. Esse índice é fundamental para que possamos ajustar as práticas hospitalares e atender às expectativas dos pacientes. O atendimento digno e de qualidade só é possível quando fazemos esse tipo de levantamento de informações”, explica o novo superintendente do Hospital São Vicente de Paulo, Amauri Liba.

A Pesquisa de Satisfação do HSV valoriza e acolhe a opinião do paciente internado

Após análise das melhorias apontadas pelos usuários durante a internação, as informações são compartilhadas com as áreas responsáveis para que as ações sejam implementadas de forma coordenada, garantindo mudanças efetivas. Além disso, também foi implementada a Ouvidoria Ativa do HSV, que permite uma intervenção direta com o paciente ainda internado, com uma ouvidora que vai até o leito para atender às solicitações. Essas iniciativas são essenciais para que o nível de atendimento do HSV esteja em constante evolução e crescimento.

Em 2025, a Pesquisa de Satisfação do HSV registrou elogios que reforçam o compromisso da Instituição com o atendimento humanizado e de qualidade. Mensagens como “Sou muito grata pelo ótimo trabalho e dedicação de toda equipe, salvaram a vida do meu filho”; “Hospital muito organizado, onde tudo funciona. Obrigado pela dedicação que tiveram com minha mãe” e “Gostaria de parabenizar a toda equipe do Hospital de maneira geral, agradecer o carinho, respeito, cuidado e zelo. Faltam palavras para expressar minha gratidão” enchem o coração dos colaboradores que, com amor e dedicação, constroem a Instituição todos os dias.

Ofertar um atendimento humanizado demonstra o valor de uma Instituição que acolhe o paciente em todas as suas necessidades, não só em nível técnico. Nossa missão é promover um atendimento de excelência e, consequentemente, melhor qualidade de vida aos pacientes que contam conosco”, aponta Liba.

Related Posts