Hospital São Vicente desenvolve programa para fortalecer a cultura organizacional e aprimorar competências de gestão

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu continuidade, no segundo semestre de 2025, ao Programa de Líderes HSV, uma iniciativa estratégica que tem como foco o fortalecimento das lideranças, o desenvolvimento contínuo de competências essenciais para a gestão e a consolidação da cultura organizacional.

Com formato híbrido, o programa combina encontros presenciais e conteúdos em ensino a distância (EAD), promovendo aprendizado teórico e prático, integração entre setores e o estímulo ao protagonismo das lideranças. Até o momento, dois módulos já foram realizados, reunindo gestores de diferentes áreas em momentos de troca de experiências, aprendizado e reflexão sobre o papel do líder dentro da instituição.

O primeiro módulo abordou o tema Gestão de Pessoas e contou com a participação do palestrante James Martins, sócio da empresa BM Vagas, e de Alessandra Aguero, consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO), que apresentaram o tema O Poder do Feedback. A atividade destacou a importância do diálogo construtivo, do autoconhecimento e das habilidades de comunicação para o fortalecimento das equipes.

O encontro também teve a contribuição de Paulo Rogério Prado, gerente de Gestão de Pessoas do HSV, que conduziu uma conversa sobre Código de Ética e Conduta, Medidas Disciplinares e Compliance, reforçando a coerência entre discurso, prática e valores institucionais.

O segundo módulo trouxe como tema Ferramentas da Qualidade, conduzido por Rodrigo Alveti Brolo, gerente geral do Hospital de Carapicuíba (OSS FUABC), e Rafaela Costa, coordenadora da Qualidade do HSV. A atividade proporcionou uma imersão prática em metodologias e instrumentos voltados à melhoria contínua, incentivando os gestores a aplicarem conceitos de eficiência, padronização e segurança em seus processos de trabalho.

Programa de Líderes HSV tem como foco o fortalecimento das lideranças

Para Jaqueline Carla de Queiroz Pádua, coordenadora de SADT e Ambulatórios, o programa tem sido uma oportunidade de grande crescimento profissional. “Refletimos sobre o papel do líder no desenvolvimento de equipes e na comunicação assertiva, com destaque para o feedback como ferramenta estratégica. O encontro sobre Gestão da Qualidade ampliou nossa visão sobre segurança do paciente e responsabilidade na gestão de processos. Esta formação tem sido fundamental para fortalecer competências e alinhar práticas de gestão de forma mais efetiva e humanizada”, afirmou.

A coordenadora assistencial das Enfermarias, Ariane Giraldi, reforçou o impacto positivo da iniciativa: “Cada momento foi cuidadosamente planejado para nos provocar reflexão sobre o impacto que exercemos nas pessoas e nos resultados da organização. As trocas foram inspiradoras e mostraram o quanto a liderança é também um processo de aprendizado contínuo”, destacou.

Já Talita Sacutt, supervisora do Pronto Atendimento, ressaltou a importância da capacitação: “É muito importante esse tipo de formação, pois gera mais segurança e conhecimento. Aprendemos novas ferramentas e revisitamos outras já conhecidas, o que estimula o desejo de aprender cada vez mais.”

Além de promover integração entre as áreas, o Programa de Líderes HSV reforça o compromisso do hospital com o desenvolvimento humano e a excelência na gestão. Ainda em 2025, novos módulos abordarão temas como comportamento e clima organizacional, diferenças geracionais, inteligência emocional, segurança psicológica e mapa de risco, pilares fundamentais para a construção de equipes mais engajadas, empáticas e colaborativas.

De acordo com Paulo Rogério Prado, gerente de Gestão de Pessoas, o programa reflete o compromisso da instituição com a valorização de seus profissionais. “Investir nas lideranças é investir no futuro do hospital. O Programa de Líderes fortalece competências essenciais, estimula o desenvolvimento contínuo e reforça a cultura de cuidado, ética e excelência que guia o nosso trabalho diário”, destacou, lembrando que a iniciativa está alinhada à missão do HSV. “Realizar atendimento de excelência em saúde, integrado ao ensino, cuidando da comunidade com amor e afeto”, concluiu Prado.

Related Posts