Hospital São Vicente lança série de cartilhas com foco na assistência humanizada

Ana Iza, do Serviço Social: olhar atento às necessidades dos usuários do Hospital São Vicente

O atendimento humanizado é um dos pilares do trabalho realizado pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), por isso, as equipes multidisciplinares estão sempre atentas às necessidades dos pacientes e seus familiares, propondo soluções inteligentes para levar muito mais que um atendimento de qualidade e eficiência em saúde,  mas também acolhimento diferenciado, que preza pelo respeito, dignidade e informação.

Desta forma, a unidade tem lançado uma série de livretos, também disponíveis no site institucional, com o objetivo de que familiares e pacientes possam ter as informações necessárias em momentos delicados, como o tratamento correto, direitos e ações necessárias em caso de óbito. “O processo de internação, tratamento e decisões após perder um familiar são situações delicadas, que muitas vezes não são assimiladas no momento em que nossas equipes conversam com essas pessoas, afinal estão num momento de fragilidade. As dúvidas começam a surgir depois e por isso, tivemos a ideia de criar pequenos livretos, que podem auxiliar de forma rápida e didática, instruindo o que deve ser feito em cada caso”, explica a supervisora do Serviço Social Ana Iza Bianchin.

O primeiro livreto lançado foi idealizado em conjunto com a equipe de Serviço de Nutrição e Dietética (SND), com foco nos pacientes oncológicos. O material apresenta informações relevantes para o paciente que está em tratamento de câncer, que precisa manter uma boa alimentação, a fim de garantir a imunidade e minimizar os efeitos dos tratamentos, como quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia.

O segundo exemplar, traz informações sobre os direitos e benefícios sociais dos pacientes, tais como aposentadoria por invalidez,  como obter a Carteira Nacional de Habilitação Especial, isenção do Imposto de Renda, isenção do IPTU, medicamentos oferecidos gratuitamente pelo Serviço Único de Saúde (SUS) e muitos outros tópicos que muitas vezes não são de conhecimento dos pacientes. “De forma geral, essas informações estão disponibilizadas em canais diversificados de cada um dos órgãos, para ter acesso, as pessoas precisam acionar cada um deles. No nosso manual, procuramos facilitar, colocando em um só lugar todas as informações e respectivos órgãos que devem ser acionados para a garantia desses direitos e benefícios”, diz Ana Iza.

O terceiro e mais recente exemplar, aborda orientações ao luto parental. “Ao receber a informação de óbito de um familiar, muitas vezes a pessoa fica perdida. Por isso, criamos o material em que ele pode consultar num momento mais apropriado, orientando sobre as ações necessárias, como Certidão de Óbito, Trâmite Funerário, Direito sucessório e patrimonial, inventário, pensão por morte e outros pontos relevantes”, destaca.

Os livretos são entregues diretamente aos usuários do HSV impressos, mas também estão disponíveis no site institucional. “A ideia é promover o acolhimento social, entendendo ao máximo as necessidades de todos que passam por nossa instituição e melhorando constantemente a nossa assistência”, conclui. 

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