Hospital São Vicente recebe menção honrosa e certificado pelo trabalho apresentado na 19ª Jornada Apoiar da USP

Equipe recebeu o certificado no último mês e celebrou o reconhecimento durante o I Encontro Multidisciplinar do HSV, realizado na UniAnchieta

No último ano, a equipe de psicologia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) participou da 19ª Jornada Apoiar, organizada pelo grupo de mesmo nome, vinculado ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). O evento, que acontece anualmente, reúne convidados e palestrantes de universidades, instituições e organizações diversas do Brasil e de outros países. A ação tem como objetivo promover diálogos voltados a saúde mental em sua acepção mais ampla. Com os desdobramentos da covid-19 e os desafios da pandemia, o certificado foi postergado e entregue no último mês para a equipe. 

Além das palestras, comunicações, pôsteres, projetos e propostas dos membros do grupo, também são aceitos e apresentados trabalhos de outras unidades da USP e ainda projetos de estudantes e pesquisadores de outras universidades e instituições. Em 2021, as psicólogas do HSV, Caroline Alves Vieira e Júlia Brunelli de Camargo, além da médica Milena Bezerra Leão, apresentaram o trabalho “A Despedida do Paciente Hospitalizado por COVID 19 e o Impacto Emocional nas Famílias: Escuta e Acolhimento”. Na ocasião, as profissionais abordaram a construção do protocolo de visita de despedida dentro da instituição jundiaiense. Representando todos os colaboradores que atuaram e continuam atuando com excelência frente ao cenário pandêmico, as psicólogas receberam o prêmio de menção honrosa pela qualidade do serviço e do trabalho apresentado.  

Para Júlia, o protocolo desenvolvido e apresentado no evento, é fundamental para o processo de luto. “Sabemos o quanto a ausência do ritual de despedida contribui para um luto complicado e, por meio desta ação, podemos minimizar as fantasias relacionadas à morte e dar acolhimento aos familiares neste momento de sofrimento. Participar da jornada foi uma experiência valiosa e poder compartilhar com os demais profissionais da área o lindo trabalho que realizamos aqui no hospital é, sem dúvidas, recompensador”. 

O médico intensivista, Dr Eduardo Rennó, não faz mais parte do quadro de colaboradores da unidade, mas construiu uma história de carinho e admiração com a instituição, além de participar do trabalho. “Tanto na vida pessoal quanto na profissional, o que mais me motiva é a possibilidade de ajudar outras pessoas. O Hospital São Vicente me deu essa oportunidade e agradeço sempre que posso. Ter participado da organização e realização dos projetos que foram imprescindíveis para a redução dos resultados negativos da covid-19 foi uma experiência inigualável de superação e de reinvenção constante. A oportunidade de levar conforto, o mínimo que for, para as pessoas e famílias altamente fragilizadas e desgastadas é uma troca de sentimentos, uma forma de realização pessoal única. Agradeço muito a oportunidade de ter participado de um grupo alinhado e que coloca a humanização e a empatia na balança das decisões. Todos são responsáveis pelo processo de cura. Acredito ter deixado um legado para a equipe e me considero um médico e ser humano realizado”. 

Orgulhosa, Caroline compartilha a importância do reconhecimento para as equipes que permanecem na luta contra o Coronavírus. “Desde o início da pandemia, as equipes de saúde precisaram reinventar as rotinas diárias. Durante todo esse período as palavras que mais escutamos foram superação e adaptação. Pensar em uma estratégia de aproximação do familiar com o seu ente querido mesmo que simbolicamente, proporcionando um último encontro, trouxe para os familiares a possibilidade de ritualizar a despedida, assim como para a equipe, já que mesmo depois das perdas os familiares retornavam com palavras de gratidão. Juntos fizemos e ainda fazemos um trabalho sensível e grandioso, que teve o reconhecimento por meio desse prêmio. Ter a iniciativa reconhecida em meio a tantas outras, faz com que acreditemos ainda mais que estamos no caminho certo. Obrigada equipe do Hospital São Vicente”.  

Related Posts