HSV faz 120 anos e entrega prédio totalmente reformado para assistência em Saúde Mental

Na manhã desta terça-feira, dia 20, data em que o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) comemora 120 anos de atividades e dedicação à saúde em nossa região a cidade ganha mais um equipamento de saúde reformado e ampliado. Desta vez é a Unidade de Internação -Saúde Mental, que passou por uma reestruturação completa, permitindo maior conforto, segurança e humanização aos pacientes assistidos na ala de psiquiatria. O investimento foi da ordem de R$1,8 milhão.

Localizado anexo ao prédio do Pronto Atendimento Central, o local ganhou acesso independente, estacionamento para ambulâncias, rampas de acesso e muito mais. “Este é mais um importante avanço para a saúde de nossa cidade, um compromisso que assumimos desde o início de nossa gestão. Concluir a melhoria desta ala, destinada a saúde mental, e de todas as demais entregas que temos acompanhado nos últimos anos é motivo de orgulho, pois sabemos da qualidade técnica dos profissionais e equipamentos do Hospital São Vicente e a estrutura física é essencial para que essa assistência tenha ainda mais qualidade”, diz o prefeito Luiz Fernando Machado.

O superintendente do HSV, Matheus Gomes fala dos aspectos alterados nesta reforma. “Ampliamos o espaço de 220m² para 410m², um ganho de 190m², permitindo uma área maior de convivência com conceito de espaço aberto e televisores. Neste espaço também incluímos um local reservado para a conversa com os familiares do paciente, o que não tínhamos na estrutura antiga. Além disso instalamos uma sala para admissão dos pacientes, que é outra melhoria que não tínhamos na antiga estrutura”, conta. “Nos sanitários incluímos toda a estrutura de acessibilidade, modificamos o sistema de climatização do espaço, que agora é dutado com renovação de ar, sendo muito mais seguro. Outro ponto importante foi a troca de toda a estrutura do telhado, que era de fibrocimento, com estrutura de madeira e agora é termoacústica com estrutura metálica”, enumera.

Quanto ao número de leitos, são mantidos dez leitos na unidade, que recebeu equipamentos e mobiliário totalmente novos. A cada mês a unidade atende em média 50 pacientes, cuja média de tempo de permanência é de cinco dias. O médico psiquiatra coordenador da Unidade de Internação – Saúde Mental elogia a estrutura. “Não conheço no Brasil um hospital geral que tenha essa estrutura que estamos apresentando, esse é um grande ganho para a saúde. Os ambientes são adequados para diversos momentos da rotina desses pacientes, incluindo terapia ocupacional, psicoterapia e muito mais. Com a amplitude, não há mais aquela sensação de ambiente fechado, permitindo com que se sinta num ambiente mais calmo, harmonioso e benéfico para a saúde”, relata.

Related Posts