HSV ilumina fachada em apoio ao Outubro Rosa 

Outubro é conhecido pela campanha de conscientização e prevenção do Câncer de Mama, doença que acomete mulheres e, em menor número, homens também. Como forma de apoio à causa, desde o último domingo (1º), a fachada do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) e das unidades dos Pronto Atendimentos estão iluminadas na cor rosa. A iniciativa, promovida pelo Time de Humanização da Instituição, é realizada todos os anos e seguirá até o final deste mês. 

A iluminação noturna é uma ação promovida pelo Time de Humanização da Instituição com o objetivo de ressaltar a importância da conscientização, prevenção e o tratamento da doença. 

Campanhas como o Outubro Rosa, segundo o oncologista do HSV, Dr. Arthur Maia Gomes Filho, auxiliam a sociedade no conhecimento e quebra de barreiras a respeito do assunto. “O Câncer, em geral, é um tema quase tabu entre os brasileiros, sendo tratado com medo, não sendo raro se encontrar pessoas com acesso adequado a serviços de saúde e que nunca realizaram nenhum exame de diagnóstico precoce”, afirma.  

“Além da própria biologia da doença, o principal fator prognóstico avaliado é o quão avançado o câncer se encontra, de forma que o diagnóstico precoce aumenta não somente as chances de cura da doença, mas também permite que procedimentos com menor grau de invasão e sequelas possam ser utilizados”, salienta.  

Gomes Filho afirma que realizar de exames anuais e manter o diálogo entre o paciente e o médico são práticas importantes para a detecção precoce da doença 

Para a população geral, a recomendação é a mamografia a cada 2 anos entre os 50 e 69 anos de idade. Já para as pacientes com fatores de risco genéticos como mutações especificas, a recomendação é individualizada para cada situação, diz o especialista, listando, também, os dez principais sinais e sintomas que os públicos feminino e masculino devem ter atenção: 

  1. Qualquer nódulo mamário em mulher acima dos 50 anos;  
  2. Nódulo mamário em mulher acima dos 30 anos que persiste por mais de um ciclo menstrual;  
  3. Nódulo mamário que aumenta de tamanho, independentemente da idade;  
  4. Sangramento pelo mamilo; 
  5. Lesão avermelhada na pele da mama que não melhora;  
  6. Homens com mais de 50 anos com nódulo unilateral;  
  7. Presença de linfonodo (íngua) aumentada na axila;  
  8. Aumento progressivo do tamanho da mama; 
  9. Pele da mama com aspecto de “casca de laranja”;  
  10. Retração/mudança no formato do mamilo.  

2ª Caminhada Pela Vida 

A fim de sensibilizar a população, sobretudo o público feminino, sobre a importância de cuidar da saúde com hábitos simples para a prevenção do câncer, em especial, o câncer de mama, Jundiaí sediará a segunda edição da Caminhada Pela Vida. O evento está marcado para o dia 8 de outubro, a partir das 8h, no Parque da Cidade. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), em parceria com o Hospital São Vicente e a participação do Hospital Universitário/Faculdade de Medicina de Jundiaí. 

A entrada será gratuita e não haverá a necessidade de inscrição prévia. Além da caminhada, a programação contará com outras atividades, como atrações de dança, show, prática de atividade física ao ar livre e incentivo à alimentação saudável. A expectativa é de reunir mais de 2 mil pessoas.  

Related Posts