HSV promoveu mais de 180 treinamentos voltados para segurança do trabalho em 2023

Educação continuada é fundamental para conter riscos no ambiente de trabalho

Prevenir acidentes no dia a dia dos trabalhadores é a melhor forma de manter o ambiente de trabalho seguro contra riscos. Levantamento recente, feito pelo departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), aponta que, no último ano, foram realizados uma média de 15 treinamentos por mês, somando 181 capacitações, em 2023. A estatística indica que 2.423 profissionais de diferentes áreas foram treinados para prevenção de acidentes, buscando por meio de iniciativas de educação a redução dos índices dentro da unidade.

Ao todo, participaram das orientações novos colaboradores; estagiários; profissionais da área administrativa; Serviço de Nutrição e Dietética (SND); enfermagem; higiene hospitalar; fisioterapia; farmácia; Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA); e brigada de incêndio. “Ao realizar um treinamento com foco em segurança no trabalho, o Hospital tem como objetivo ensinar de maneira fácil e rápida para todos os colaboradores envolvidos, os procedimentos necessários para a execução correta e segura do seu trabalho, sempre visando a proteção e integridade dos trabalhadores”, explica o engenheiro e supervisor do departamento de Engenharia de Segurança do Trabalho, Iberê Ferraz Santos.

Equipe da Engenharia de Segurança do Trabalho

As orientações também servem para a conscientização dos colaboradores e empregadores a respeito do cumprimento e adequação das determinações impostas pela legislação trabalhista vigente no que se refere à segurança no trabalho através das Normas Regulamentadoras (NRs), expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

As ações geram benefícios para ambos os lados, promovendo redução de custos, maior produtividade dos colaboradores, melhor capacitação de funcionários, bem-estar e segurança no ambiente de trabalho, melhoria na qualidade do atendimento e do serviço executado, redução no índice de acidentes de trabalho, além do envolvimento dos colaboradores com a segurança e saúde no próprio ambiente coorporativo.

Primeiras capacitações do ano

Em janeiro e fevereiro deste ano, a Engenharia de Segurança do Trabalho ministrou treinamentos referentes à contenção de derramamento de quimioterápicos antineoplásicos. O treinamento teve como objetivo divulgar os procedimentos de segurança durante a manipulação do medicamento, enfatizando principalmente as medidas protetoras utilizadas e as normas preconizadas, com foco na exposição ocupacional. Foram contemplados todos os profissionais farmacêuticos do HSV, da Enfermaria II e da Unidade do Pronto Atendimento Retiro.

Treinamentos abordam temas importantes para o dia a dia dos colaboradores

Related Posts