Iniciativa de colaboradora promove atendimento humanizado no HSV

A participação de funcionários no processo de melhorias das empresas é considerado um ato de orgulho e comprometimento para as organizações. O engajamento interno é um dos braços mais fortes de uma gestão no alcance de seus objetivos, por isso, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), investe constantemente em iniciativas como o Time de Humanização, a fim de estimular e reconhecer o trabalho árduo desenvolvido pelas equipes e valorizar as ideias que agregam e transformam o dia a dia da unidade. 

Recentemente, durante um treinamento para registro de enfermagem coordenado pelo setor da Universidade Corporativa, uma colaboradora surpreendeu a equipe ao sugerir uma mudança simples, mas muito eficaz na oferta de conforto e autonomia aos pacientes durante as refeições. 

Na ocasião, a auxiliar de enfermagem, Amanda Cristina Silva, compartilhou uma adversidade após identificar que alguns pacientes estavam aptos a se alimentarem sozinhos, porém não possuíam algo para apoiar, tendo assim que aguardar alguém da equipe. 

“Por conta da demanda fica difícil conseguir alimentar todos ao mesmo tempo, além dos exames e intercorrências que atendemos todos os dias, então pensei que as bandejas individuais pudessem ajudar. Essa ação também facilita muito para nós profissionais da enfermagem, mas o principal é que o paciente fica mais confortável, além de receber o café mais rápido e quentinho, por exemplo. Os que não conseguem se alimentar, nós continuamos servindo da mesma maneira, oferecendo uma assistência cada vez melhor para todos”, disse Amanda. 

A enfermeira supervisora da Universidade Corporativa, Aline Coatto, conta que no mesmo dia conversou com a responsável pelo departamento de Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Thaís Freire, para que a ideia fosse viabilizada. “É algo tão acessível, tanto pela disponibilidade dos objetos, quanto financeiramente. A Thaís nos atendeu e, de imediato, nos forneceu 42 bandejas para serem entregues às clínicas de internação. O material é ótimo para higienização, tem durabilidade, pois é feito de plástico rígido, além do suporte embaixo para que o paciente possa apoiar próximo ao corpo”.

Buscando beneficiar todos os usuários do serviço de saúde, Thaís explica que já iniciou o processo de compras para aquisição de mais bandejas. “Os apoios já foram entregues, mas ainda faltam algumas outras clínicas. Isso mostra o quão importante é a participação desses profissionais na evolução dos processos do hospital. A comunicação e o envolvimento de todos são fundamentais para que melhorias sejam feitas”.

Related Posts