Mutirão de cirurgias eletivas segue, agora com procedimentos realizados no HSV também

Neste mês o Centro Cirúrgico do HSV passou a fazer procedimentos de média complexidade que integram o mutirão.

Iniciado no dia 21 de janeiro, o mutirão de cirurgias eletivas chega a marca 140 cirurgias realizadas e 53 procedimentos com datas já definidas. A iniciativa foi anunciada em dezembro do ano passado pelo prefeito Luiz Fernando Machado em parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Jundiaí e o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV). O objetivo é equalizar a fila de espera que foi agravada durante os momentos mais críticos da pandemia covid-19. Além das cirurgias na área de ortopedia, iniciadas no Centro Cirúrgico do Hospital Universitário, neste mês as cirurgias de demais especialidades, como oncológicas e urológicas passaram a ser realizadas no HSV, o que permitirá um grande avanço.

Mutirão – Centro Cirurgico do HSV passa a receber pacientes

O mutirão teve início com as cirurgias na área de ortopedia, que é a especialidade que tem o maior volume de pacientes em espera. Do total de procedimentos concluídos ou com datas definidas, 179 são da especialidade, sendo 53 de mão, 39 de joelho, 28 de ombro, 23 de quadril, 14 de pés, 13 que envolvem ortopedia infantil, 6 traumas e 3 ortopedia oncológica. No HSV as cirurgias passaram a ser realizadas no dia 18 de março, onde já concluíram 9 procedimentos na área de urologia e 5 na área de oncologia.

Dentre os pacientes, 14 crianças com idade de 1 a 12 anos e 95 pacientes com 60 anos ou mais. Os demais têm idade entre 22 e 59 anos. Do total, 102 pacientes são do sexo feminino e 91 masculino.

Planejamos esse mutirão com o objetivo de oferecer o pacote cirúrgico completo aos pacientes, desde a reavaliação até sua completa recuperação. O investimento foi da ordem de R$ 20 milhões recebidos do governo do Estado. Durante a pandemia, o São Vicente ficou como a maior referência da região para os pacientes da doença, tendo a necessidade de suspender os procedimentos cirúrgicos que menos implicavam em riscos para a vida. Agora temos que reequilibrar este fluxo”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

“As cirurgias estão evoluindo e com as adequações realizadas no São Vicente, a partir deste mês, teremos maior agilidade na realização dos procedimentos de média e baixa complexidade, que integram o mutirão. Além disso, o hospital segue com as cirurgias de alta complexidade e urgência e emergência. Nossa meta é que dentro de alguns dias, além das cirurgias em ortopedia, urologia e oncologia, possamos englobar demais especialidades, tais como cirurgias gerais, circulatórias, do aparelho digestivo”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.

O superintendente do HSV, Matheus Gomes, explica que para a realização das cirurgias, os Ambulatórios de Especialidade e Ortopedia, passaram por adequações de fluxo. “Cada paciente que vai realizar uma cirurgia precisa passar por uma bateria de exames, reavaliação médica e uma série de cuidados que visam atualizar o seu quadro clínico. Isso está sendo realizado em nossos Ambulatórios. Ao identificar que o paciente está apto para fazer o procedimento, esse segue para agendamento”, diz.

Related Posts