No intervalo de uma semana, HSV realiza mais uma captação de órgãos

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) realizou, nesta quinta-feira (07), mais um procedimento de captação de órgãos. Por meio da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes (CIHT), as equipes médicas captaram coração, fígado, rins e córneas de um paciente de 47 anos. Esse é o segundo procedimento realizado no intervalo de uma semana. Na última quinta-feira (29), a Instituição captou fígado, rins e córneas de uma paciente com 57 anos.

Todo o procedimento foi concretizado após o consentimento da família. No caso desse paciente, ao assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, documento oficial da Secretaria de Estado da Saúde, parentes próximos também permitiram que os órgãos e tecidos fossem destinados para fins científicos, caso não sejam utilizados para o transplante, efetivamente.

Referência em todo o Estado de São Paulo, o HSV, nas etapas que envolvem o processo de captação de órgãos, conta com o apoio de uma equipe multidisciplinar (psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros e médicos) que, além de atender os familiares em um momento sensível e doloroso de forma humanizada, auxilia na viagem que os órgãos e tecidos devem fazer no tempo hábil para chegar ao destino em perfeitas condições e, assim, salvar vidas.

O destino do coração o Hospital Israelita Albert Einstein; O Fígado e os Rins à Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, e as Córneas para o Banco de Olhos de Sorocaba

Related Posts