Profissional conta como a Enfermagem e o Hospital São Vicente salvaram e transformaram sua vida

É difícil imaginar como as instituições de saúde funcionavam sem a tecnologia e estudos dos quais, atualmente, revolucionam a maneira como os tratamentos são conduzidos. Todos os dias, por meio da ciência, novos remédios, equipamentos e protocolos são criados e instituídos a fim de atingir a cura para doenças antes consideradas incuráveis. Aliados dos profissionais da saúde, esses recursos permitem que mais vidas sejam salvas, além de valorizarem a história e a capacidade humana dos que antecederam essas “facilidades”. 

Administrado pelas irmãs franciscanas no início de sua fundação, há 120 anos, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), foi brilhantemente coordenado por esses heróis que, mesmo sem a ajuda da modernidade, contaram com a determinação, caridade e humanização ao seu favor. Referência para diversas especialidades, o HSV também já se caracterizou como hospital maternidade, título hoje pertencente ao Hospital Universitário. Ainda que a unidade tenha, ao longo do tempo, se transformado, sua história jamais será esquecida pela população. A técnica de enfermagem, Letícia de Paula Barbosa Santos, possui uma longa jornada ao lado do HSV.

Jandira de Paula Barbosa e Letícia aparecem em frente ao hospital em 1995

“A minha história com o HSV começa no dia do meu nascimento, em 10 de setembro de 1995. Minha mãe morava em outra cidade e naquela época o transporte e a comunicação eram bem mais restritos, o que dificultou muito todo esse processo. Desde o primeiro momento ela contou com a colaboração de muitas enfermeiras, muitas pessoas que ajudaram ela mesmo que indiretamente. Fizeram aquilo com amor, carinho e empatia. Toda essa atenção foi fundamental, principalmente porque tive anóxia neonatal, que é a falta de oxigenação e de perfusão adequada nos tecidos durante o periparto, ao nascimento e nos primeiros minutos de vida. Fui reanimada, fiquei um período na UTI e o acolhimento com minha família é algo que nunca vou saber ao certo como agradecer”.

Hoje, 26 anos depois, Letícia faz parte do quadro de colaboradores do hospital e, emocionada, fala sobre o orgulho que possui em fazer parte da unidade hospitalar. “Eu tinha o sonho de trabalhar aqui desde a primeira vez que ouvi a história do meu parto. Quando escutava minha mãe falar, logo pensava em como deveria ser uma UTI, um lugar onde, mesmo com as adversidades, as pessoas poderiam ter uma nova chance. Quando tive a oportunidade de estudar enfermagem me apaixonei no primeiro dia de aula e tive certeza de que era isso que queria para minha vida. Meu desejo e objetivo é ser para alguém o que foram e fizeram pela minha mãe. Todos os dias, eu dedico minha vida a outras vidas, esse é meu propósito”, relata Letícia.

Jandira de Paula Barbosa e Letícia aparecem em frente ao hospital em 2023

A mãe da colaboradora, Jandira de Paula Barbosa, faz questão de evidenciar o orgulho que sente da filha. “Fico feliz pela mulher que ela se tornou. A enfermagem é uma área digna de todos os elogios. Meu coração apertou durante a pandemia, fiquei preocupada, mas sei que até mesmo nesse cenário, a Letícia se dedicou com todo o amor que possui”.

Há 6 anos atuando na instituição, Letícia é considerada pelos coordenadores um exemplo de dedicação e profissionalismo. Recentemente, por meio dos programas de plano de carreira instituídos pelo hospital, Letícia foi promovida para técnica de enfermagem. “Meu foco é sempre evoluir. Receber essa promoção foi um presente e me sinto grata pelo reconhecimento e oportunidade que temos de crescer aqui dentro. É uma honra trabalhar no HSV, ter a oportunidade de participar do banco de talentos. O próximo passo é iniciar a faculdade de enfermagem e só parar quando me aposentar, aqui mesmo onde tudo começou, literalmente”, compartilha.

O orgulho da colaboradora é inspirador e motiva outras pessoas a buscarem por seus sonhos. “É um prazer quando alguém me pergunta onde eu trabalho. Faço questão de falar sobre o Hospital São Vicente, sobre como me sinto completa na minha profissão e empresa. Espero que todos sintam isso por meio da minha história”, finaliza Letícia.

Related Posts