Projeto “Parabéns pra você” proporciona momentos de comemoração no aniversário de pacientes internados no HSV

Retomado em julho deste ano e coordenado pela equipe de Psicologia do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), o programa “Parabéns pra você”, com foco na assistência humanizada prestada aos internados, visa um momento de alegria e descontração aos pacientes que acabam por passar o dia de seu aniversário no hospital. A iniciativa visa oferecer uma singela homenagem aos pacientes, recebendo da equipe do hospital o sentimento de amor e acolhimento. Na tarde desta quarta-feira (14), a psicóloga Alessandra Frurtado, iniciou a atividade na Clínica Mista da instituição. “Nosso foco é transformar esse projeto em um modelo de atendimento aos pacientes, visando às necessidades emocionais dos internados em um padrão totalmente qualificado, humanizado, acolhedor e confiável. É uma ferramenta de humanização pautada em celebrar a vida do paciente”, ressalta Alessandra.

Internado há oito dias, o paciente José Alves de Oliveira, foi surpreendido com um cupcake e um balão colorido pela equipe da unidade. “Agradeço de coração a todos que se dedicaram para realizar essa surpresa, fiquei muito emocionado e sou imensamente grato por comemorarem junto a mim esse dia. Agradeço a Deus pelos profissionais que colocou no meu caminho até o momento, todos aqui cuidam muito bem de mim. Essa com certeza foi a melhor festa de aniversário que recebi na minha vida, vou guardar todos vocês com muito carinho no meu coração. Que Deus abençoe os profissionais desse hospital e mais uma vez muito obrigado por tornarem o meu dia ainda mais feliz”, diz emocionado.

Responsável pela elaboração do programa na instituição, a psicóloga explica como a iniciativa é abordada. “Nós identificamos os pacientes internados que estejam fazendo aniversário no mês e realizamos um breve contato telefônico com um familiar, seguido de um mini questionário para compreendermos como é o dia desse paciente no seu aniversário, por exemplo: O paciente gosta de comemorar seu aniversário? Para ele é um dia especial? Exerce alguma religião e em detrimento dela pode celebrar esta data?”, relata.

A partir dessas informações, a equipe do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) faz a checagem das restrições alimentares do paciente e possíveis adaptações para o preparo dos mini-bolinhos. A ação também conta com apoio do grupo de voluntariado, Visita Vicente, que disponibiliza a doação dos balões de festa para decoração do ambiente. O projeto é realizado também com pacientes covid-19 em isolamento, por meio de uma sessão de vídeochamada com familiares e amigos, entrega de cartões e fotografias especiais. “É um pequeno gesto para estimular um momento de felicidade e contribuir com a recuperação do paciente”, resume a psicóloga.

Sidineia de Oliveira, cozinheira do HSV, foi responsável por confeccionar os cupcakese compartilha o sentimento em poder participar dessa iniciativa. “É importante para mim ter a oportunidades de fazer parte de ações como essa, me sento muito feliz em receber a missão de tornar esse dia inesquecível para o paciente. Gosto muito do que eu faço e poder alegrar o dia de quem está internado com um simples gesto de carinho, faz tudo valer a pena, nos motiva a seguir em frente”.

“Nós levamos não somente ao paciente, como aos seus familiares a contribuição terapêutica no sentido de minimizar todo e qualquer sentimento de angústia, sofrimento, fragilidade física e/ou emocional decorrente da internação. Meu sentimento é de alegria e gratidão em poder proporcionar um dia repleto de emoção e amor, em uma data tão especial na qual eles irão se recordar com muito carinho”, finaliza Alessandra.

Related Posts