Psicologia do Hospital São Vicente presta atendimento humanizado e acolhedor aos pacientes 

Suporte emocional é essencial para evolução do tratamento 

Neste domingo (27), é celebrado o Dia Nacional do Psicólogo. Atualmente, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) conta com equipe de nove psicólogos, sendo que oito atendem pacientes com diferentes quadros e, principalmente, histórias. Com profissionais receptivos e empáticos, o objetivo é tornar o atendimento cada vez mais humanizado e acolhedor. 

Enquanto o atendimento feito aos pacientes das Enfermarias é realizado conforme busca e demanda, os pacientes das Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) são acompanhados diariamente. “Nas UTI’s, fazemos o acolhimento com os pacientes conscientes para saber como eles estão encarando o adoecimento e a internação, assim como ouvimos os familiares. No caso dos pacientes inconscientes, também é por meio da família que conhecemos a história de cada um”, explica Mayara da Rocha Amaro, psicóloga hospitalar.   

Para a psicóloga hospitalar Ynara Luz Ferreira, a humanização é fundamental durante todo o processo. “Nosso objetivo é focar na ideia de que não é só um paciente no leito, mas uma pessoa. A gente busca história de vida, profissão, quem são as pessoas próximas. Além de entender se a família compreende o boletim médico ou se precisa que ele seja explicado de maneira mais simples”. 

Uma das iniciativas de humanização praticadas nas UTI’s do HSV é o prontuário afetivo, uma placa com o nome e foto do paciente, apelido e uma atividade que ele gosta de fazer. “É muito bonito quando a equipe se depara com o prontuário afetivo, pois isso gera uma aproximação maior com o paciente”, afirma Mayara. 

O atendimento psicológico é indispensável para a evolução clínica do paciente, de acordo com Ynara. “No hospital será tratado, principalmente, o estado clínico, mas, muitas vezes, o emocional pode impactar no desenvolvimento de saúde do paciente. O atendimento é importante para estabelecer um equilíbrio emocional, além de auxiliar na identificação de quadros de delírio e confusão mental”, aponta a psicóloga. 

Durante atendimento com as psicólogas hospitalares, a paciente Clarice Aparecida Rocco dos Santos se sentiu acolhida e respeitada pelas profissionais. “Eu nunca tinha passado com psicólogo antes, foi maravilhoso. É muito bom a gente ter um tempo para conversar e falar um pouquinho da nossa vida”, diz.  

Paciente Clarice Rocco recebe o carinho das psicólogas durante atendimento humanizado

Para as profissionais recém-formadas, comemorar o Dia do Psicólogo no Hospital São Vicente é uma alegria. “Eu não sei como é trabalhar em outros hospitais, mas trabalhar no HSV é um aprendizado todo dia. Cada pessoa é um mundo único e a gente lida com muitas histórias e conhece diversas famílias. Estamos muito felizes”, afirma Ynara. 

Related Posts