O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma doença que ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido e até mesmo reduzido, levando a “morte” das células cerebrais. Cumprindo com a premissa de colocar o paciente no centro do cuidado, a Rede Integrada do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) conta com uma estrutura especializada para o atendimento de pacientes que chegam às unidades de atendimento denominada “Protocolo AVC”.
Esse conjunto de condutas tem como objetivo melhorar as condições neurológicas do paciente e, assim, reduzir o risco do desenvolvimento de sequelas graves, que podem incluir a perda ou diminuição da força de um membro ou de um lado do corpo ou a falta de equilíbrio e coordenação em atividades cotidianas.

A comunicação entre as equipes da Rede Integrada HSV é fundamental para agilidade no atendimento
Na Rede Integrada HSV, ele começou a ser gerenciado em setembro de 2024. Já na unidade hospitalar, há mais tempo: desde dezembro de 2022. Ele é destinado a atender pacientes com sintomas de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (quando há falta de circulação sanguínea, fazendo com que o oxigênio e os nutrientes não fluam corretamente até determinada área cerebral para garantir o seu bom funcionamento) iniciados até quatro horas e meia da chegada no serviço de saúde, que não apresentem contraindicações ao uso da medicação Alteplase, utilizada apenas em unidades hospitalares, atuando na dissolução dos coágulos e, consequentemente, permitindo o restabelecimento do fluxo sanguíneo.
Os dados levantados pelo setor de Qualidade do HSV mostram que 95% dos pacientes que receberam o medicamento apresentaram melhora do déficit inicial, indicando a eficiência na comunicação entre as equipes e profissionais da Rede Integrada que fazem parte dos diferentes níveis de assistência ao paciente (atenção primária, secundária e terciária) no que diz respeito à identificação e ao fluxo de atendimento prioritário para os casos suspeitos de AVC, em tempo de terapia trombolítica. Em 2024, foram atendidos 343 pacientes com suspeita da doença.
Atualmente, o HSV participa e possui certificado nível Gold do Programa Angels, iniciativa voltada à qualificação de Centros de AVC e ao auxílio de implantação de novos centros. A Instituição foi certificada em dezembro de 2022 e segue trabalhando para conseguir elevar os níveis de certificação.
“A rapidez no diagnóstico e no início do tratamento é fundamental. Por isso, estamos investindo em um atendimento de qualidade, garantindo que nossos pacientes sejam avaliados e tratados o mais rápido possível. Quero ressaltar a importância do trabalho em equipe. Cada um de nós tem um papel fundamental nesse processo. Vamos continuar a nos dedicar com amor e profissionalismo, sempre buscando o melhor para aqueles que confiam em nós”, diz o superintendente do HSV, Matheus Gomes.
De acordo com a Sociedade Brasileira de AVC, que tomou como base os dados do Portal da Transparência do Centro de Registro Civil (CRC) do Brasil, até o mês de agosto de 2024, foram registradas mais de 50 mil mortes de brasileiros por Acidente Vascular Cerebral (AVC). Popularmente conhecido como “derrame”, é comum que a doença ocorra em pessoas com idade avançada, no entanto pode acontecer em qualquer faixa etária.

A conquista da certificação nível Gold do Programa Angels foi em dezembro de 2022